AO3 News

Post Header

Published:
2017-01-26 12:46:31 -0500
Original:
Organization for Transformative Works 2017-2020 Strategic Plan
Tags:

Imagem por Erin de um holofote com o logótipo da OTW incidindo nas palavras ‘Planeamento Estratégico em Destaque’ O comité de Planeamento Estratégico e a Direção da OTW (Organização para Obras Transformativas) orgulha-se de anunciar que as revisões ao Plano Estratégico da OTW foram completadas. Em janeiro de 2016, a recém-eleita Direção iniciou um processo para assegurar que o plano se encontrava em linha com as principais prioridades e os recursos da organização. Assim, o plano foi revisto para melhor se adequar às necessidades atuais da organização. O comité de Planeamento Estratégico gostaria de agradecer imenso a todas as pessoas líderes, voluntárias e utilizadoras da OTW, bem como a quem doou e nos apoiou e à comunidade em geral, pela sua paciência, empenho e dedicação. O apoio da nossa comunidade continua a tornar possível que esta organização atinja a sua missão e sirva fãs e fandoms. A implementação do plano irá começar a janeiro de 2017. Convidamos o público a ler a versão escrita do plano que se segue ou a Cronologia Visual do Plano Estratégico (em inglês) para aprender acerca do futuro da OTW e dos seus projetos.

Temas

Cada objetivo do plano está integrado dentro de um objetivo-tema maior. Os temas estão indicados no final de cada descrição do objetivo.

Uma Infraestrutura mais Forte - A OTW precisa de melhor tecnologia, ferramentas, processos, procedimentos e documentação. (Infrastrutura)

Uma Direção mais Forte e Eficiente - Uma direção sólida, democrática e eficaz terá um impacto positivo em toda a organização. (Direção)

Um Maior Envolvimento, Retenção e Desenvolvimento de Pessoas Voluntárias - A OTW deve desenvolver competências e experiência para criar uma comunidade mais forte a nível de toda a organização. (Desenvolvimento)

Expandir a Capacidade Financeira e de Angariação de Fundos - A OTW precisa de recursos para funcionar e crescer e portanto tem de aumentar a sua capacidade de os captar. (Fundos/Finanças)

Cultivar e Apoiar Projetos Existentes - Cada comité precisa de conhecer de forma clara a sua parte na execução da missão da OTW. (Projetos)

Objetivos para 6 meses

Documentação das posições e expectativas de líderes e responsáveis de toda a OTW: Líderes de comités e responsáveis por grupos deverão trabalhar com a Direção para esboçar um documento que descreva as expectativas de toda a organização para essas posições. (Infrastrutura)

Documentação de âmbitos e posições: A Direção deverá esboçar, aprovar e publicar internamente documentos que clarifiquem como é o funcionamento real da Direção, em oposição ao ideal. (Direção)

Declarações preliminares de âmbitos: Comités e grupos de trabalho deverão esboçar uma declaração, delineando o seu âmbito dentro da OTW, incluindo possíveis lacunas ou sobreposições com outras equipas. (Infrastrutura)

Melhor comunicação entre a Direção e os Comités: A Direção deverá implementar sistemas de base estrutural flexíveis e claros para comunicar com os comités e grupos de trabalho. (Direção)

Objetivos para 9 meses

Documentar as descrições das posições de líder/responsável específicas para cada equipa: Usando o documento global sobre as posições e expectativas para líderes e responsáveis, todos os comités e grupos de trabalho deverão esboçar o seu próprio documento, adaptado e elaborado para o seu modelo específico de liderança. (Infrastrutura)

Objetivos para 12 meses

Plano de recrutamento: Os comités/grupos de trabalho deverão documentar as suas necessidades de recrutamento, planos de treino, calendários, etc. para membros de equipa (e pessoas voluntárias, se aplicável). (Desenvolvimento)

Páginas na wiki interna para processos quotidianos e essenciais: Cada comité/grupo de trabalho deverá criar e publicar páginas na wiki interna que documentem os seus processos e procedimentos regulares. (Infrastrutura)

Orçamentos dos comités/grupos de trabalho e de toda a OTW: O comité de Finanças deverá atualizar o orçamento atual da OTW e criar um orçamento para toda a organização para o próximo ano. (Fundos/Finanças)

Inspecionar a estrutura financeira: A OTW deverá completar uma inspeção minuciosa da sua estrutura financeira e realizar as alterações necessárias. (Fundos/Finanças)

Guias de coligação: A equipa Legal deverá disponibilizar na wiki interna um guia sobre as coligações atuais da OTW com outras organizações e os procedimentos para a equipa Legal poder gerir a criação de novas coligações e projetos conjuntos. (Projetos)

Objetivos para 18 meses

Treino básico para Líderes/Responsáveis: Deverão ser desenvolvidos e implementados procedimentos de treino básicos das competências essenciais ao desempenho das funções de líder de comité e responsável de grupo de trabalho com sucesso.
(Desenvolvimento)

Objetivos para 24 meses

Planos de desenvolvimento para comités/grupos: Todos os comités/grupos deverão desenvolver um plano que descreva as suas prioridades e estabeleça objetivos específicos para o futuro, incluindo potenciais novos projetos que queiram assumir. (Infrastrutura)

Investigar opções de administração: A Direção da OTW deverá fazer uma revisão da literatura sobre o funcionamento e administração de organizações não lucrativas e avaliar a necessidade de rever a estrutura de administração da OTW. (Direção)

Clarificar e estabelecer procedimentos para lidar com conflitos entre pessoal: Deverão ser elaborados e aprovados procedimentos para lidar com conflitos entre pessoal. (Desenvolvimento)

Criar guias sobre reservas financeiras: A OTW deverá ter criado guias sobre as suas reservas financeiras.
(Fundos/Finanças)

Criar guias sobre as metas das angariações de fundos anuais: A OTW deverá ter criado guias sobre a quantidade a designar como meta para as angariações de fundos anuais. (Fundos/Finanças)

Objetivos e/ou conquistas para cada projeto: Cada projeto da OTW deverá ter um plano onde se identifiquem os objetivos e metas para os próximos 3 anos. (Projetos)

Objetivos para 30 meses

Plano de treino para a Direção em curso: Deverá estar disponível um processo de treino que possa ser utilizado por todos os membros recém-eleitos da Direção.
(Direção)

Plano de treino para líderes/responsáveis completo: A OTW deverá implementar um plano de treino para líderes/responsáveis completo, que cubra competências específicas da OTW, bem como competências de liderança e gestão mais gerais, incluindo como conduzir reuniões, delegar tarefas, treinar membros de equipa, lidar com novas pessoas voluntárias, etc. (Desenvolvimento)

Objetivos para 36 meses

Manual da organização: A OTW deverá criar um manual (provavelmente disponível na wiki interna) que possa ser apresentado a cada membro de equipa e pessoa voluntária e inclua informação básica sobre a OTW que todas as pessoas voluntárias e membros de equipa devem conhecer, tal como os antecedentes de cada comité e grupo de trabalho e guias sobre as ferramentas da organização. (Infrastrutura)

Plano de sucessão da Direção: A OTW deverá implementar um plano de sucessão que assegure a preservação do conhecimento e responsabilidade da Direção anterior e apoie e informe a nova Direção durante o seu treino e transição. (Direção)

Novo modelo de operações: A OTW deverá desenvolver um plano para rever a estrutura de administração da organização. (Direção)

Rever e considerar opções para reuniões anuais/trimestrais da OTW: A OTW deverá explorar a possibilidade de realizar reuniões para toda a organização. (Desenvolvimento)

Este artigo de notícias foi traduzido pela equipa voluntária de tradução da OTW. Para saberes mais sobre o nosso trabalho, visita a página de Tradução em transformativeworks.org.