AO3 News

Post Header

Published:
2016-01-10 00:04:18 UTC
Original:
Upcoming layout improvements for different screen sizes
Tags:

Quando nós reformulamos o Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo) em 2011, a maior parte das pessoas o acessava por meio de de dispositivos de desktop, então nós criamos o layout e o sistema de skins pensando em telas maiores. Muito mudou nos últimos quatro anos, e a maior parte do nosso tráfego agora vem de aparelhos com telas pequenas, como tablets e celulares, e por isso estamos fazendo algumas mudanças em nosso layout e sistema de skins para refletir essa nova realidade.

Atualmente, o AO3 determina qual layout você verá baseado em quantos pixels de largura as janelas do seu navegador têm. Se você está navegando em uma janela com 640 pixels ou menos de largura, você verá o layout de uma coluna. Em qualquer outra situação, você verá o layout padrão. Entretanto, nosso layout padrão foi criado para páginas maiores, então se a largura do seu navegador estiver entre 640 e 1024 pixels, a aparência das páginas do Dashboard (Painel) com filtros pode não ser a melhor:

Página de obras de usuárix com o Painel, obras e filtros organizada em três colunas. Os filtros foram parcialmente cortados por conta do tamanho da tela.

Em breve iremos adicionar um novo ponto de quebra para ajudar quem estiver vendo uma versão ligeiramente achatada do AO3. O layout resultante será um ponto médio entre os layouts padrão e os de dispositivos móveis: o Painel irá aparecer na parte superior com o conteúdo principal, logo abaixo da navegação principal, mas os filtros ficarão na lateral direita da página.

Página de obras de usuárix com o Painel na parte superior e o conteúdo principal e os filtros organizados em duas colunas.

Também vamos parar de usar pixels para definir esse ponto de quebra e trocar para um sistema de unidades relativas chamado ems. Unidades em são baseadas em tamanho de fonte, e usá-las para estabelecer nossos pontos de quebra significa que o layout do AO3 funcionará melhor para qualquer pessoa que tenha alterado as configurações padrão no navegador. Por exemplo, configurar o tamanho da fonte para Muito Grande no Google Chrome corta parte do texto nos filtros e deixa as informações da obra muito estreitas, mesmo se você estiver visualizando o AO3 em uma janela com 1024 pixels de largura:

Página de obras de usuárix com a fonte do navegador configurada para Muito Grande e o painel, conteúdo principal e filtros organizados em três colunas. Os filtros estão quase completamente escondidos.

Quando tivermos adicionado o novo ponto de quebra, o Painel aparecerá na parte superior da página, deixando mais espaço para os filtros e informações da obra e será mais fácil navegar pela página:

Página de obras de usuárix com a fonte do navegador configurada para Muito Grande. O Painel agora está na parte superior da página e o conteúdo principal e os filtros estão em duas colunas.

Os novos pontos de quebra de 42em e 62em estarão disponíveis para uso em skins, e qualquer skin utilizando o ponto de quebra já existente de 640px será automaticamente convertida para a nova configuração de 42em.

Estes pontos de quebra não correspondem às dimensões de nenhum dispositivo específico — existem dispositivos demais para esta abordagem ser funcional — mas estão baseados no ponto em que o layout padrão do AO3 começa a apresentar problemas. Nós entendemos que isso não é ideal para quem faz skins e que decidiram redesenhar o layout completo, mas deve ser uma mudança positiva para a maior parte dxs usuárixs de skins, e nós estamos estudando adicionar futuramente pontos de quebra personalizados para permitir atingir todo e qualquer dispositivo que você usa para navegar no AO3.

Como sempre, se você tiver qualquer dúvida ou encontrar algum problema, por favor entre em contato com nossxs voluntárixs do Suporte, que ficarão felizes em ajudar!

Esta notícia foi traduzida pela equipe voluntária de tradução da OTW. Para saber mais sobre o nosso trabalho, visite a página da Tradução no site transformativeworks.org.