AO3 News

Post Header

Published:
2022-09-11 16:58:56 UTC
Original:
August 2022 Newsletter, Volume 170
Tags:

Newsletter da OTW

I. ALTERAÇÕES AO FAN CULTURE PRESERVATION PROJECT (Projeto de Preservação da Cultura de Fãs)

Em agosto, o Open Doors (Portas Abertas) anunciou duas atualizações ao Projeto de Preservação da Cultura de Fãs, que pretende preservar obras de fãs em formato físico, como fanzines. Além de continuar a sua parceria com a Universidade do Iowa, o Portas Abertas adicionou várias entidades parceiras como parte da remodelação do seu website, onde agora está listada a informação de contacto de múltiplas instituições que podem ser selecionadas por pessoas que queiram doar a sua memorabilia de fãs e estejam à procura de um local para o fazer. O Portas Abertas também anunciou um novo subprojeto, o AO3 Fanzine Scan Hosting Project (Projeto de Alojamento no AO3 de Fanzines Digitalizadas), que envolverá a importação de zines digitalizadas ou transcritas para o Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo) com a permissão de pessoas criadoras e/ou publicadoras de zines.

Para mais informação sobre ambas as atualizações, consulta a publicação sobre as mesmas.

II. NO AO3

Além das atualizações ao Projeto de Preservação da Cultura de Fãs, o Portas Abertas anunciou a importação de All About Spike, um arquivo de ficção de fãs e ensaios dedicados à personagem Spike, de Buffy, a Caçadora de Vampiros e Angel, a Série. Também foram concluídas as importações de Weaver of Dreams (um arquivo de ficção de fãs dedicado ao ator Oded Fehr e às personagens por si interpretadas) e Animators Inc. (ficção de fãs em italiano situada no universo de Anita Blake: Caçadora de Vampiros).

O comité de Acessibilidade, Design e Tecnologia passou o final de julho e a maior parte de agosto a testar a versão 0.9.323 e a rever o código para futuras versões. AD&T também publicou as suas notas da última versão, detalhando seu trabalho desde abril até ao início de julho. Entretanto, o comité de Documentação do AO3 tem feito upload da atualização às Perguntas Frequentes (FAQs) sobre Downloads e fez várias outras pequenas atualizações às FAQs do AO3.

Agosto foi um mês atarefado para o comité de Organização de Tags, o qual apoiou o Portas Abertas em vários projetos de mapeamento de tags. O comité também abriu candidaturas a mais pessoas voluntárias, as quais serão muito bem-vindas à medida que o AO3 continua a crescer. Em julho, foram organizadas mais de 430.000 tags em mais de 51.000 fandoms – quase mil tags por cada pessoa organizadora de tags!

III. NOUTRAS PARTES DA OTW (Organização para Obras Transformativas)

O comité de Comunicação passou a maior parte de agosto a finalizar as preparações para o 15º aniversário da OTW. Consulta a publicação acerca do anúncio para mais detalhes sobre as celebrações, as quais já estão a decorrer! As festividades incluem uma caça ao tesouro realizada pela conta da OTW no Twitter, um desafio de obras de fãs (através da tag #OTW15 nas redes sociais e do OTW15 | Desafio de Obras de Fãs pelo 15º Aniversário da OTW no AO3), e entrevistas que serão publicadas brevemente nas Notícias do AO3 e no website da OTW. (Por favor, tem em atenção que alguns destes eventos apenas estarão disponíveis na língua inglesa.) Este ano, o desafio Esboços em Setembro da Fanlore, que decorre entre 12 a 25 de setembro, também terá como tema a festa de aniversário, para comemorar a ocasião.

Em agosto, o comité Legal prestou declarações à imprensa acerca da nova litigação nos EUA sobre o The Unofficial Bridgerton Musical (Musical Não-Oficial de Bridgerton) e sobre litigação em curso acerca da utilização livre de direitos de autor que terá uma audiência em breve no Tribunal Supremo dos EUA. Rebecca Tushnet e Betsy Rosenblatt fizeram uma apresentação sobre obras de fãs e legislação da utilização livre num webinar organizado pela Library Futures. O comité Legal também respondeu a várias dúvidas de pessoas utilizadoras sobre obras de fãs e direitos de autor, conduziu análises legais internas acerca de alguns desenvolvimentos legais recentes em todo o mundo e levou a melhor numa disputa sobre o nome de domínio junto da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, contra um site que estava a imitar o AO3 de uma forma suscetível de causar confusão.

O comité de Sistemas continuou a trabalhar com o seu pessoal do centro de dados na substituição de algum hardware, com a Fanlore no upgrade da sua MediaWiki e com o comité de Voluntariado e Recrutamento na transição dos comités da OTW para uma nova plataforma de gestão de projetos. O comité de Sistemas também deu os primeiros passos em direção à transição do certificado de segurança do AO3.

IV. ADMINISTRAÇÃO

Agosto foi o mês mais atarefado do ano para o comité de Eleições, que organizou as eleições anuais para a Direção de 12 a 15 de agosto. Antes das eleições, o comité de Tradução traduziu as biografias e programas eleitorais de todas as pessoas candidatas para um número incrível de 30 idiomas. Entretanto, durante o processo eleitoral, o comité de Eleições moderou centenas de comentários no seu website e respondeu a cerca de 600 dúvidas de membros com o apoio do comité de Desenvolvimento e Membros, que investigaram o estatuto de membro de muitas pessoas que nos contactaram. O comité de Eleições ainda está a responder a dúvidas não urgentes, ao mesmo tempo que investiga novas ferramentas para se preparar para dar resposta a um elevado volume de solicitações no futuro.

Heather McGuire e Natalia Gruber foram eleitas para substituir os membros cessantes da Direção, Rebecca Sentance e Kirsten Wright, verificando-se ainda a eleição de Michelle Schroeder para concluir os últimos dois anos do mandato de E. Anna Szegedi, que tinha renunciado ao cargo. O comité de Eleições e a Direção gostariam de agradecer a todos os membros cessantes da Direção pelo seu serviço, a todas as pessoas que se candidataram por terem possibilitado a realização das eleições e a todas as pessoas utilizadoras que ainda aguardam uma resposta às suas dúvidas pela sua paciência e compreensão!

O comité de Eleições também lançou a sua publicação das estatísticas das eleições de 2022. Alguns destaques: 39.3% da totalidade de pessoas votantes elegíveis votou, verificando-se um aumento de 98.4% no número de votos comparativamente a 2021.

Finalmente, o comité de Planeamento Estratégico publicou a Declaração de Visão da OTW 2022-2025 no início do mês.

V. TUDO SOBRE O NOSSO PESSOAL

Entre 25 de julho e 25 de agosto, a equipa de Voluntariado e Recrutamento recebeu 47 novos pedidos e concluiu 51, ficando com 18 pedidos em aberto (incluindo tarefas de entrada e saída listadas abaixo).

A 25 de agosto de 2022, a OTW tem 918 pessoas voluntárias. \o/ Mudanças recentes de pessoal estão listadas abaixo.

Novas Pessoas Voluntárias do Portas Abertas: cinnamonandtea, Emily Cohen (nas posições de Assistente de Importação) e mais 1 Assistente de Importação
Novas Pessoas Voluntárias de Tradução:: 1 Pessoa Tradutora

Pessoas Voluntárias de Documentação do AO3 Cessantes: Srosh Hassan (Edição)
Pessoas Voluntárias doPortas Abertas Cessantes: antonomasia09 (Assistente de Importação)
Pessoas Voluntárias de Políticas e Abuso Cessantes: Muse e mais 6 pessoas voluntárias de Políticas e Abuso
Pessoas Voluntárias de Sistemas Cessantes: Rachel Bussert (Gestão de Projetos)
Pessoas Voluntárias de Organização de Tags Cessantes: byeke, Emily Fowl, Moontyger, Tay e mais 21 pessoas voluntárias de Organização de Tags
Pessoas Voluntárias de Tradução Cessantes: Beste Karataş, blondreader, Farah MA, Sho, Wermea (todas pessoas tradutoras) e mais 1 pessoa tradutora; 1 pessoa Gestora de Voluntariado

Para mais informação acerca do propósito de cada um dos nossos comités, por favor consulta a lista de comités no nosso website.


A OTW é a organização-mãe sem fins lucrativos de vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Open Doors, TWC e Assistência Legal da OTW. Somos uma organização dirigida por fãs, gerida por pessoas voluntárias e apoiada inteiramente por donativos. Podes ficar a saber mais acerca de nós no website da OTW. Para aprenderes mais acerca da nossa equipa voluntária de tradução que traduziu este artigo, consulta a página de Tradução.