AO3 News

Post Header

Published:
2022-07-30 17:30:44 UTC
Original:
OTW Vision Statement 2022-2025
Tags:

Planeamento Estratégico em Destaque

A OTW (Organização para Obras Transformativas) tem o prazer de partilhar convosco a nossa declaração de visão. O documento que se segue servirá de enquadramento ao nosso novo plano estratégico. Durante os próximos 12 meses, aproximadamente, iremos finalizar os objetivos específicos e acionar planos de ação para os alcançar. Enquanto que o nosso plano final terá de ser flexível e ir-se adaptando às mudanças à nossa volta, esta declaração de visão é a fundação da direção em que queremos trabalhar para melhorar a OTW e ajudá-la a continuar a prestar o seu serviço a fãs.

Declaração de Missão

A OTW é uma organização sem fins lucrativos fundada por fãs para servir os interesses de fãs, oferecendo acesso e preservando a história das obras e da cultura de fãs nas suas inúmeras formas. Acreditamos que as obras de fãs são transformativas e que as obras transformativas são legítimas.

A OTW representa uma prática de obras de fãs transformativas com raízes históricas numa cultura maioritariamente feminina. A OTW irá preservar o registo dessa história enquanto prosseguimos com a nossa missão, encorajando simultaneamente expressões novas e fora da corrente dominante de identidade cultural dentro da fandom.

Visão Estratégica

A nossa visão para a OTW daqui a três anos é uma organização estável, consistente, interligada e em constante crescimento, que é proativa quanto ao seu papel na fandom e além dela e que continua a servir fãs.

A OTW irá utilizar este plano estratégico para criar melhorias internas essenciais que irão ajudar a dar apoio e reter as pessoas voluntárias atuais, atrair novas pessoas voluntárias e encorajar a transparência e a capacidade da OTW de servir adequadamente diversos grupos de fãs em todo o mundo.

Prioridades e Desafios

Discussões internas sobre a visão da OTW determinaram seis prioridades principais e cinco grandes desafios para nos focarmos nos próximos três anos:

Prioridades:

  • Desenvolvimento do AO3
  • Sustentabilidade Interna
  • Desenvolvimento Governacional
  • Pessoal Remunerado
  • Comunicação Externa
  • Diversificação da Angariação de Fundos

Desafios:

  • Isolamento Intraorganizacional
  • Retenção e Recrutamento
  • Diversificação de Espaços
  • Desafios Legais
  • Narrativa Pública

Estas prioridades e desafios, apresentados em maior detalhe abaixo, irão ser utilizados para dar forma ao nosso plano estratégico.

Prioridades

Discussões internas sobre a visão da OTW determinaram seis prioridades principais para os próximos três anos.

Desenvolvimento do AO3
Vamos continuar a desenvolver a infraestrutura do Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo). Isto vai incluir a exploração do desenvolvimento de ferramentas para prevenir e combater assédio, ajudar as pessoas utilizadoras a criar uma experiência gerida por si próprias, tornar a interface acessível a pessoas utilizadoras que não falam inglês e expandir o nosso suporte de multimédia. Estas novas funcionalidades estão alinhadas com o mapa de desenvolvimento do AO3 e não acontecerão em detrimento das prioridades de programação existentes e da manutenção permanente.

Sustentabilidade Interna
A OTW irá melhorar a sustentabilidade dos nossos comités internos ao focar-se no planeamento de sucessões, diversidade no recrutamento, delegação, retenção, documentação, gestão de conflitos e comunicação interna.

Desenvolvimento Governacional
Vamos continuar a rever e prosseguir com as propostas de re-imaginação dos nossos modelos de liderança que foram desenvolvidos durante o nosso plano estratégico para 2017-2020.

Pessoal Remunerado
Iremos explorar modelos para incorporar na nossa estrutura um número limitado de posições remuneradas, as quais não irão substituir funções desempenhadas por pessoas voluntárias, mas antes oferecer infraestrutura necessária para manter a sustentabilidade do nosso trabalho numa organização constituída maioritariamente pelo voluntariado. A Direção irá nomear alguém Responsável por Pessoal Remunerado para gerir os próximos passos em direção à incorporação de pessoal remunerado.

Comunicação Externa
Iremos remodelar a nossa comunicação externa para aumentar a sensibilização para a nossa missão, fortalecer a consistência e alcance das nossas mensagens públicas e melhorar as relações públicas, aumentando a transparência acerca da OTW no seu todo, tanto junto de membros como de não-membros.

Diversificação da Angariação de Fundos
Iremos trabalhar para fortalecer a estabilidade financeira da OTW, explorando áreas como métodos adicionais de angariação de fundos, que não sejam comerciais nem publicitários, e oportunidades de investimento de baixo risco. Iremos continuar a trabalhar para garantir que as nossas práticas financeiras estão em conformidade com as melhores práticas para organizações sem fins lucrativos.

Desafios

A nossa liderança e as nossas pessoas voluntárias trabalharam durante o processo de discussão das visões para articular os desafios que vêem que a OTW enfrenta atualmente ou irá enfrentar nos próximos três anos. Temos a determinação de enfrentar estes desafios à medida que trabalhamos pelo futuro da nossa organização e de partilhar o nosso trabalho de forma transparente com as nossas parcerias.

Isolamento Intraorganizacional
Há uma tendência para a estrutura da OTW ser isolada, sendo frequente que diferentes partes da organização não estejam informadas sobre ou empenhadas em trabalho que não se relacione diretamente com as suas competências.

Isto tem impacto em projetos e iniciativas que abrangem toda a organização, na comunicação interna, na transparência, na retenção de pessoas voluntárias e na sustentabilidade dos comités — é difícil trabalhar em conjunto quando não existem mecanismos para tal. Quando não conseguimos partilhar recursos e apoio entre diferentes partes da organização, cada comité fica entregue a si próprio em situações de transições urgentes de liderança, volumes de trabalho reacionários, etc.

  • Para avançar rumo à sustentabilidade, iremos melhorar a nossa comunicação interna e a nossa consistência em toda a organização.
  • O isolamento intraorganizacional será abordado nos modelos futuros de governança e de estruturação do pessoal.

Retenção e Recrutamento
Vários comités da OTW têm elevadas taxas de rotatividade de pessoal e incorrem num ciclo de recrutamento, formação e perda de pessoas recém-recrutadas, o que significa que têm de recrutar novamente. Uma preocupação relacionada são ciclos de recrutamento que resultam em poucas pessoas recrutadas, ou por vezes nenhuma, para satisfazer as necessidades do comité.

Isto tem impacto no burnout e na distribuição do volume de trabalho das pessoas voluntárias de longa data e das pessoas detentoras de conhecimento ("linchpins", ou seja, os "elementos fundamentais"), que raramente sofrem uma diminuição do seu volume de trabalho através do recrutamento de novas pessoas voluntárias. Isto também tem impacto na capacidade global do comité, uma vez que o recrutamento e a formação roubam tempo que poderia ser utilizado noutro tipo de trabalho.

  • Para nos aproximarmos da sustentabilidade, vamos melhorar a taxa de recrutamento de pessoas qualificadas que satisfaçam as necessidades de um determinado comité, a nossa retenção de pessoas recém-recrutadas e a nossa capacidade de as mobilizar para posições de responsabilidade previamente ocupadas por elementos fundamentais.
  • Se criarmos as tais posições remuneradas, estas serão concebidas de forma a aliviar o volume de trabalho dos elementos fundamentais.

Diversificação de Espaços
A OTW tem sido alvo de críticas válidas quanto ao seu fracasso em priorizar a criação de um espaço que seja acolhedor de todos os grupos, especialmente fãs da população negra e outras pessoas de cor. Devido a esta inação, a OTW não dispõe de ferramentas, objetivos e estratégias para priorizar a diversidade transversalmente a toda a organização, o que resulta numa grande quantidade de fãs e pessoas voluntárias que não sentem uma boa receção no AO3 e na OTW.

Iremos trabalhar na implementação de processos para aumentar a diversidade e a inclusão dentro da OTW, permitindo a incorporação de políticas que estabeleçam um sistema em que as pessoas voluntárias sejam ativamente bem recebidas dentro da OTW e recebam todo o apoio quando enfrentam qualquer tipo de discriminação.

Iremos desenvolver recursos adicionais para documentar e avaliar limitações existentes na OTW e novos mecanismos que permitam descobrir problemas que possam ter sido negligenciados. Estes esforços serão orientados por e envolverão a todos os níveis pessoas voluntárias de origens não-americanas e não-ocidentais, bem como pessoas que pertençam a grupos étnicos minoritários dos Estados Unidos da América e de outros países ocidentais. As vias que iremos considerar e que planeamos utilizar para abordar a diversidade e a inclusão englobam:

  • Contratar um indivíduo ou organização para realizar consultoria em assuntos de preconceito e desigualdades raciais dentro da OTW e nos seus projetos. Uma pessoa Responsável pela Pesquisa de Consultoria para a Diversidade, nomeada pela Direção, irá pesquisar as potenciais opções neste âmbito.
  • Utilizar os recursos atuais da OTW para abordar a diversidade, arrancando com grupos de pesquisa formados por pessoas voluntárias. A implementação destes grupos seria integrada no nosso fluxo de trabalho atual, como, por exemplo, através da criação de canais de comunicação para pessoas voluntárias de diferentes grupos, que poderão sugerir, aconselhar, fornecer consultoria ou ceder informação relativamente a políticas da OTW que possam afetar a sua experiência dentro da OTW e nos seus projetos.
  • Expandir as nossas fontes de recrutamento para diversificar o conjunto de pessoas candidatas que são consideradas para as nossas funções, por exemplo publicando anúncios de oportunidades de voluntariado na OTW em sites não associados à OTW.
  • Criar um ambiente mais acolhedor, continuando o desenvolvimento de ferramentas que permitem maior controlo individual por parte das pessoas utilizadoras sobre as suas experiências, como as funcionalidades de bloqueio, filtros permanentes e outros tipos de personalização. Estas funcionalidades irão preservar a liberdade de expressão das pessoas utilizadoras no AO3, ao mesmo tempo que capacitam cada indivíduo para auto-gerir o modo como interage com o conteúdo e com outras pessoas utilizadoras.

Desafios Legais
A OTW tem vivenciado e resistido a vários desafios legais no panorama das obras transformativas, tanto sob a forma de nova legislação que ameaça alterar esse panorama, como de ataques enquadrados em legislação existente. Prevemos que estes desafios legais continuem no nosso futuro.

Apesar de o nosso comité Legal estar na linha da frente a lidar com estes desafios, quando são exigidas alterações aos Termos de Serviço dos nossos projetos, revisões das nossas práticas internas enquanto organização sem fins lucrativos ou outras mudanças a larga escala, estes desafios legais têm impacto em todas as partes da organização.

  • Os nossos esforços para a sustentabilidade irão garantir a manutenção das capacidades do nosso robusto comité Legal.
  • Os nossos modelos futuros de governança e de pessoal irão garantir que a nossa organização seja ágil e flexível, capaz de se adaptar de forma consistente ao panorama em constante evolução que nos rodeia.

Narrativa Pública
Apesar de o nome do AO3 ser bastante reconhecido em várias comunidades da fandom, a OTW em si é menos conhecida e a nossa história, propósito e estrutura não são amplamente compreendidos. É frequente enfrentarmos desafios de relações públicas relacionados com desinformação dentro dos nossos principais círculos.

Vamos trabalhar para melhorar as relações públicas, aumentando a transparência tanto com membros como com não-membros acerca do que a OTW é e o que faz. Isto terá um impacto positivo na nossa capacidade de partilhar a nossa mensagem e missão com os nossos principais círculos e irá reduzir complicações durante as angariações de fundos, relacionadas com falta de clareza por parte do público acerca do papel da OTW.
As vias que iremos considerar e que planeamos utilizar para expandir e simplificar a nossa narrativa pública englobam:

  • Aumentar a exposição aos objetivos e missões da OTW junto dos nossos círculos — pessoas que criam obras de fãs, que as lêem, que fazem donativos, que pertencem à academia, bem como o público geral — através de novos formatos. Por exemplo, partilhando a história, propósito e estrutura da OTW, bem como outros conteúdos relacionados, recorrendo a infográficos.
  • Encorajar os comités a explorarem a possibilidade de criar conteúdo em vídeo dirigido ao público, explicando o trabalho que desenvolvem e como se enquadra na OTW como um todo. Isto poderá incluir tutoriais, explicações, atualizações em formato de notícia curta e conteúdos similares, que podem ser mais acessíveis para algumas pessoas utilizadoras do que a nossa abordagem de comunicação habitual, centralizada em textos.
  • Remodelar a nossa estratégia de comunicação para melhorar a nossa transparência e aumentar a visibilidade da OTW e garantir que estamos a comunicar a nossa missão e narrativa eficazmente.

A OTW é a organização-mãe sem fins lucrativos de vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Open Doors, TWC e Assistência Legal da OTW. Somos uma organização dirigida por fãs, gerida por pessoas voluntárias e apoiada inteiramente por donativos. Podes ficar a saber mais acerca de nós no website da OTW. Para aprenderes mais acerca da nossa equipa voluntária de tradução que traduziu este artigo, consulta a página de Tradução.