AO3 News

Post Header

Published:
2015-01-04 08:04:33 -0500
Original:
Urgent Anti-Spam Measures
Tags:

Para combater uma onda de obras contendo spam, estamos temporariamente suspendendo nossa fila automatizada de envio de convites. Essa medida impedirá que spammers criem novas contas e fará com que o nosso time, composto inteiramente de voluntárixs, tenha tempo para remover contas e obras com spam existentes. Vamos continuar a publicar atualizações sobre o assunto na nossa conta no Twitter. Por favor continue lendo para maiores detalhes.

O problema

Estamos enfrentando duas situações que afetam o Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo), tanto em termos da estabilidade de nossos servidores quanto da experiência de usuárixs.

  • Spammers que criam contas apenas para publicar milhares de "obras" falsas (diversos tipos de anúncios) com a ajuda de scripts.
  • Pessoas que utilizam bots para fazer download de um grande número de obras, afetando a velocidade e estabilidade do site para todo mundo.

Medidas tomadas até agora

Tentamos diversas táticas para manter ambos os problemas sob controle:

  • A equipe de Abuso do AO3 está banindo manualmente contas que postem spam.
  • Também estamos supervisionando a fila de convites para localizar emails que sigam qualquer padrão discernível e os removendo da fila. Essa tarefa se torna mais complicada à medida que spammers modificam suas táticas e se adaptam às nossas medidas preventivas.
  • Deletamos uma grande quantidade de obras que consistiam em puro spam diretamente através do nosso banco de dados, já que deletá-las individualmente seria uma tarefa impossível para a equipe de Abuso; porém, esse procedimento requer disponibilidade de alguém com o acesso e a habilidade necessária.
  • Nosso administrador de sistema voluntário criou uma série de scripts nos servidores e configurações com a função de localizar spam e bots antes que possam causar muitos problemas. Isso requer um ajuste detalhado para capturar novos bots e evitar que usuárixs reais sejam banidos.

Muitos desses acontecimentos interferiram com as férias de nossxs voluntárxs. Agradecemos profundamente a todxs que estão contribuindo para manter o AO3 funcionando nesse período de tão grande atividade.

O que estamos fazendo agora

Nossa equipe de Abuso precisa de tempo para lidar com todas as contas de spammers que foram denunciadas e se certificar de que todas as obras que são spam sejam deletadas. No momento, spammers estão criando contas novas mais rápido do que nossa capacidade de bani-las. Nossxs adminstradorxs de sistema e programadorxs precisam de um tempo para criarem uma solução sustentável que impeça ataques semelhantes no futuro.

Por isso, estamos temporariamente suspendendo o envio automatizado da fila de convites para novas contas. Usuárixs atuais podem pedir códigos de convite para compartilharem com amigxs. Você pode usar convites existentes para criar uma conta; a criação de contas em si não será afetada. (Ressaltamos que pedidos de convites têm que ser aprovados por administradorxs do site, então pode haver um atraso de dois ou três dias até que você receba convites solicitados. Moderadorxs de challenges (desafios) podem entrar em contato com a equipe de Suporte para pedir convites se seu evento estiver prestes a se iniciar.)

Estamos nos dedicando ao máximo para que a situação fique sob controle e a fila de envio de convites volte logo à ativa! Agradecemos sua paciência enquanto lidamos com esses problemas.

O que você pode fazer

Aqui vão algumas coisas que você pode fazer para ajudar:

  • Quando estiver fazendo download de várias obras, aguarde alguns momentos entre um download e o outro. Se você baixar obras demais de uma vez só, verá uma página de erro lhe avisando para ir mais devagar, senão correrá o risco de ter seu acesso ao AO3 bloqueado por 24 horas.
  • Por favor não envie denúncias de obras que são spam. Embora sejamos gratxs por todas as denúncias que recebemos, agora temos um sistema que nos permite localizar spam rapidamente. Responder a cada denúncia de spam aumenta nossa carga de trabalho.
  • Fique de olho na nossa conta do Twitter, @AO3_Status, para receber atualizações!

Problemas com o limite automático de downloads

Recebemos mensagens de usuárixs que se depararam com o aviso de downloads demais mesmo quando estão baixando poucas obras, ou mesmo nenhuma. Isso pode acontecer por diversas razões que, infelizmente, estão fora do nosso controle:

  • Apesar dxs usuárixs terem clicado no botão de download somente uma vez, seu dispositivo iniciou o download várias vezes. Uma possível causa pode ser um acelerador de downloads, então tente desativar quaisquer softwares ou extensões de seu navegador que desempenhem essa função, ou tente fazer download de obras utilizando outro navegador ou dispositivo.
  • O endereço de IP dessx usuárix pode estar sendo compartilhado com um grupo de pessoas, alguma das quais atingiu o limite de downloads, fazendo com que as contas de todxs que compartilham o mesmo IP sejam banidas também. Isso pode acontecer devido ao uso de VPNs, Tor ou devido a um provedor de internet que utilize o mesmo endereço de IP para diversxs clientes (é mais provável que isso aconteça com celulares). Por favor tente acessar o AO3 com outro dispositivo, se possível.

Pedimos desculpas se você encontrou qualquer um desses problemas. Faremos o possível para restaurar acesso normalizado a todxs o mais rápido possível!