AO3 News

Post Header

Published:
2020-03-11 18:57:21 -0400
Original:
February 2020 Newsletter, Volume 143
Tags:

Newsletter da OTW

I. LEGAL ADVOCACY (Assistência Legal)

O comité Legal teve um mês ocupado em fevereiro! Em resposta a uma grande preocupação das pessoas utilizadoras do Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo) sobre aplicações (apps) de leitura não oficiais para o AO3, a equipa Legal respondeu a algumas perguntas e lançou um artigo de noticias público sobre aplicações que monetizam obras de fãs ou o acesso a obras publicadas no AO3 sem o consentimento das pessoas autoras, ajudando-as a perceber os seus direitos de autor e que ações podem tomar para prevenir este tipo de atividade caso não a tivessem aprovado.

A equipa Legal também teve um ótimo resultado em fevereiro: o ano passado, o comité juntou aliados para submeter uma carta amicus curiae no caso Smith vs. Drake. Nessa carta, argumentámos que uma utilização deveria ser considerada transformativa sob a doutrina de utilização livre sempre que usa uma obra subjacente para transmitir uma mensagem ou significado diferente do da obra original, sem precisar de providenciar uma crítica ou comentário direto. A OTW (Organização para Obras Transformativas) também argumentou que a utilização transformativa de quantidades substanciais de material fonte é legalmente permitido sob a doutrina de utilização livre. Em fevereiro, o tribunal decidiu em nosso favor, e os nossos argumentos ganharam!

Rebecca Tushnet, membro da equipa Legal, testemunhou perante o Comité Judicial do Senado dos Estados Unidos sobre o Digital Millenium Copyright Act. O seu testemunho focou-se na aplicação das provisões de porto seguro do DMCA a organizações como a OTW, como desenvolvem expressão criativa ao tornar sites como o AO3 possíveis, e como dão a flexibilidade legal necessária para uma Internet diversa sobreviver. O testemunho dela também abordou as falhas das provisões de anti-circumvenção do DMCA e o trabalho que a OTW tem feito a criar isenções que protegem vidders e pessoas criadoras semelhantes dos excessos dessas provisões.

Por fim, o comité Legal abordou uma notificação formal de retirada, defendendo uma obra de fã de alegações de transgressão.

II. EM OUTRAS PARTES DA OTW

A 15 de fevereiro, a OTW celebrou o seu sexto Dia Internacional das Obras de Fãs! A equipa de Comunicação manteve-se ocupada com 29 horas de jogos de festa na nossa sala de chat pública, um desafio #IFDrabble com a prompt ‘personagens a descobrirem obras de fãs sobre si mesmas’ e um Festival de Feedback que convidou fãs a publicar recomendações, deixar kudos e escrever comentários online. A equipa de Comunicação também pediu a fãs para responderem à pergunta: ‘Qual é o teu tropo favorito em obras de fãs?’ Para ver as contribuições às diferentes atividades do IFD, vê a tag #IFD2020 no Tumblr e no Twitter, a tag International Fanworks Day 2020 no AO3, e o conteúdo criado por participantes durante o Games and Fan Chat sob o pseudónimo do AO3 MODEliot.

A Fanlore também participou na celebração com o terceiro Desafio da Fanlore IFD anual, com desafios de edição diários ao longo da semana antes do IFD. Cada participante que completou o desafio diário recebeu um emblema para a sua página de utilizador da Fanlore.

A Direção planeia ter uma sessão aberta no Campfire no dia 8 de março às 20:00 UTC (A que hora é para mim?). Esta sessão aberta está abeerta a todas as pessoas que queiram fazer perguntas e saber mais sobre quem faz parte da Direção e o que fazem! Para participar, procura um tweet com um link para a sala de chat cerca de uma hora antes da reunião.

III. NO AO3

O Open Doors (Portas Abertas) esteve animado este mês por começar a contactar pessoas moderadoras do Yahoo Groups sobre importar obras de fãs e discussões meta dos grupos para o AO3. Se tinhas contactado anteriormente o Portas Abertas sobre importar o teu grupo e queres saber o estado do teu pedido, por favor contacta-os para verificar o lugar do teu grupo na fila. Pessoas moderadoras que conseguiram guardar uma cópia de segurança do seu grupo antes da eliminação em massa do Yahoo Groups também podem contactar o Portas Abertas para começar o processo de importação.

A equipa de Acessibilidade, Design e Tecnologia lançou novas versões, particularment com updates no desempenho e na lentidão relacionada ao Elasticsearch. A equipa de Sistemas trabalhou muito para reduzir essa lentidão e prevenir que as pessoas utilizadoras fossem desligadas do AO3 devido à carga do Elasticsearch. A equipa de Sistemas também está a iniciar a encomenda dos novos servidores em máquina virtual da OTW, e está a analisar a melhoria da VPN que alguns membros de equipa usam para aceder à infrastrutura da OTW.

Entretanto, outros comités do AO3 têm alcançado números recorde no início do ano. Em janeiro, a equipa de Organização de Tags organizou mais de 260.000 tags em mais de 35.600 fandoms, e a equipa de Suporte recebeu quase 1.400 pedidos, um aumento de 15% em relação ao mês de janeiro do ano anterior. À altura desta publicação, a equipa de Políticas e Abuso tinha recebido cerca de 1.000 pedidos no mês de fevereiro.

IV. TUDO SOBRE O NOSSO PESSOAL

Entre 15 de janeiro e 21 de fevereiro, a equipa de Voluntariado e Recrutamento recebeu 163 novos pedidos, e completou 162, deixando-nos com 13 pedidos abertos (incluindo as tarefas de indução e remoção listadas abaixo).

A 21 de fevereiro a OTW tem 819 pessoas voluntárias. \o/ Movimentos recentes de pessoal estão listados abaixos.

Novas Pessoas Líderes de Comités: Natalia Gruber (Tradução)
Novos Membros de Comités: Cyn (Tradução), 1 membro de Comunicação
Novas Pessoas Voluntárias de Organização de Tags: adastra03, Alex of the Winter, Anne Apocalypse, aoglic, axelmania, bde3y, Bean II, blackelement7, Briar, CB, Cedar, Clock, conifer, dark14, Denali, Diana Sakharova, El, Felix Engler, flamethrowr, g33k_magnet, Glassea, HazelDomain, Jacinta Klein, jeansprout, Jingyuan, Joey, Kali, Kyrstin, leonyxx, Lourie, Naphyla, Nexidava, Ngil, Piano, Rae Friedenson, Rin A, Riz, Scatteringmyashes, Shan, SmudgeInktopus, Stellae, ValerieZA, Wendy, Wintersheir, Yveslyn, YZ Koh e mais 1 pessoa voluntária
Novas Pessoas Voluntárias de Tradução: vasilymo

Membros de Comité Cessantes: Erlkoenig, Natalia Gruber, Nrandom (de Políticas e Abuso), Sable (Suporte) and mais 3 membros de Suporte
Pessoas Voluntárias de Organização de Tags Cessantes: 1 pessoa voluntária
Pessoas Voluntárias de Tradução Cessantes: Zane Valule

Para mais informação acerca do propósito de cada um dos nossos comités, por favor consulta a lista de comités no nosso website.


A OTW é a organização-mãe sem fins lucrativos de vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Open Doors, TWC e Assistência Legal da OTW. Somos uma organização dirigida por fãs, gerida por pessoas voluntárias e apoiada inteiramente por donativos. Podes ficar a saber mais acerca de nós no website da OTW. Para aprenderes mais acerca da nossa equipa voluntária de tradução que traduziu este artigo, consulta a página de Tradução.