AO3 News

Post Header

Published:
2019-12-03 13:10:53 -0500
Original:
Language options when posting and filtering works
Tags:

Sabias que podes publicar e navegar obras em mais de 70 idiomas diferentes no Archive of Our Own - AO3 (O Nosso Próprio Arquivo)? Na verdade, o AO3 aloja cerca de 400.000 obras de fãs noutros idiomas para além do inglês, e todos os dias são publicadas mais ainda! Para ajudar todas as pessoas a encontrarem obras no idioma que preferem, temos feito pequenas mudanças ao sistema de publicação e pesquisa.

Anteriormente, o campo “Choose a language (Escolher um idioma)” no formulário de publicação estava predefinido para inglês, o que tornava mais fácil publicar por acidente uma obra que não estivesse escrita em inglês com o idioma definido para inglês.

Para evitar isto, atualizámos o campo “Choose a language” para que não seja predefinido. Em vez disso, será preciso escolher o idioma correto para publicar uma nova obra. Se te esqueceres, não te preocupes — também acrescentámos uma mensagem de erro simpática para te lembrares.

Também tornámos mais fácil procurar e filtrar obras com base no idioma! Apesar de disponibilizarmos um campo de “Language (Idioma)” nos nossos formulários de pesquisa e filtragem, por vezes não é suficiente — por exemplo, se quiseres encontrar obras em espanhol ou italiano.

Antes, uma pesquisa assim requeria saber alguns códigos numéricos exclusivos para o AO3. Agora, é possível utilizar estes códigos-padrão de idioma juntamente com os operadores de pesquisa descritos na tua folha de consulta. Por exemplo, para encontrar obras com a tag “Friendship (Amizade)”, seja em italiano ou espanhol, deverás utilizar o código language_id: es OR language_id: it no campo “Search within results (Procurar nos resultados)” na lista de obras com a tag “Friendship”. (Os antigos códigos numéricos continuarão a funcionar, por isso não é necessário atualizar favoritos nem links.)

Esperamos que estas mudanças tornem o AO3 um pouco melhor para toda a gente, independentemente do idioma que utilizas para criar e consumir obras de fãs. E, como sempre, se notares que alguma obra está no idioma errado, podes sempre contactar a nossa equipa de Políticas e Abuso e ajudar-te-emos a corrigir quaisquer obras com a informação errada.