AO3 News

Post Header

Published:
2019-11-19 13:50:40 -0500
Original:
Language options when posting and filtering works
Tags:

Você sabia que é possível postar e acessar obras em mais de 70 línguas no Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo)? O AO3 tem mais de 400 mil obras em línguas que não o inglês — e mais são publicadas a cada dia! Nós fizemos pequenos ajustes nas interfaces de postar e buscar obras para ajudar todo mundo a encontrar conteúdo na língua desejada.

Até agora, o campo "Choose a language" (Escolha uma língua) no formulário de publicar obras no AO3 tinha inglês selecionado como língua padrão. Com isso, era fácil publicar por acidente uma obra em outra língua e esquecer que o inglês ainda estava selecionado.

Para evitar isso, nós alteramos o campo "Choose a language" de modo que inglês não seja mais a língua padrão. Agora todo mundo terá que selecionar uma língua ao publicar uma obra. Se você esquecer, sem problema: nós adicionamos uma mensagem de erro amigável para servir de lembrete.

Também tornamos um pouco mais fácil a busca e filtragem de obras por língua. Embora nossos formulários de busca e filtragem já tivessem um campo de "Language" (Língua), às vezes isso não é suficiente; por exemplo, caso você queira obras em espanhol ou italiano.

Para realizar uma busca desse tipo, costumava ser necessário conhecer códigos numéricos específicos do AO3. Agora dá para usar os códigos padrão para as diferentes línguas em conjunto com os operadores de busca descritos no nosso post com instruções. Para achar obras com a tag "Friendship" (Amizade) em italiano ou espanhol, por exemplo, é só escrever language_id: es OR language_id: it no campo "Search within results" (Buscar entre os resultados) na listagem de obras da tag "Friendship". (Os códigos numéricos antigos ainda funcionam. Não é necessário atualizar favoritos ou links salvos.)

Esperamos que essas mudanças tornem o AO3 um pouco melhor para todo mundo, quaisquer que sejam as línguas que usem para criar e acessar obras aqui. E como sempre: se você reparar que uma obra está listada com a língua errada, entre em contato com a nossa equipe de Diretrizes e Abuso, que pode ajudar a corrigir o erro.