AO3 News

Post Header

Published:
2019-04-03 19:15:31 -0400
Original:
Your Support Helps the OTW Preserve Fanworks
Tags:

Campanha de Angariação de Membros da Organização para Obras Transformativas, 4 a 8 abril de 2019

A missão central da OTW (Organização para Obras Transformativas) é preservar e promover as obras e histórias de fãs de todos os tipos. Numa altura em que outras plataformas estão a restringir e esconder conteúdo gerado pela pessoa utilizadora, esta missão é mais importante do que nunca. Mantemos viva esta missão através do trabalho da nossa grande equipa de voluntariado e do apoio dos teus generosos donativos.

Como é que a OTW trabalha para preservar as obras e histórias de fãs? Aqui ficam alguns exemplos:

O nosso projeto Open Doors (Portas Abertas) dedica-se a preservar conteúdo de fãs em risco. Através do Projeto de Resgate de Arquivos Online, os arquivos digitais são importados e o seu conteúdo é alojado no Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo). Em 2018, o Portas Abertas concluiu a importação de 11 arquivos. Quanto a obras de fãs não digitais, há o Projeto de Preservação da Culturas de Fãs, um empreendimento conjunto entre a OTW e o departamento de Coleções Especiais da Universidade de Iowa, que preserva fanzines, arte de fãs e outros documentos físicos.

A Fanlore é uma wiki sobre a fandom, dedicada à documentação de todos os aspetos da história de fãs. Todo o seu conteúdo é criado por uma variedade de fãs de todo o mundo. Ao documentar determinados assuntos na Fanlore — quer sejam comunidades de fãs, discussões de fãs, obras individuais de fãs ou qualquer outra coisa — garantimos que serão recordados, mesmo que os originais se percam.

O projeto de Legal Advocacy (Assistência Legal) da OTW ajuda a proteger as obras de fãs da exploração comercial. A nossa equipa Legal assiste na obtenção de isenções aos direitos de autor para Utilização Livre para as obras de fãs, permitindo que fãs criem e partilhem conteúdo sem que este seja monetizado ou retirado por empresas. A equipa Legal submete comentários e cartas acerca de políticas governamentais em todo o mundo, defendendo fãs e as suas obras durante a criação da legislação. Também criam materiais educativos sobre o desenvolvimento de leis relacionadas com a fandom, tal como o artigo de notícias a explicar como as alterações aos Termos de Serviço do Tumblr afetavam as obras de fãs publicado no ano passado.

Sem o teu apoio, nada disto seria possível. Como demonstrado no nosso orçamento publicado recentemente, os nossos projetos necessitam de fundos para bens como servidores, software e despesas judiciais. Por favor faz um donativo hoje para ajudar-nos a continuar o nosso trabalho.


A OTW é a organização-mãe sem fins lucrativos de vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Open Doors, TWC e Assistência Legal da OTW. Somos uma organização dirigida por fãs, gerida por pessoas voluntárias e apoiada inteiramente por donativos. Podes ficar a saber mais acerca de nós no website da OTW. Para aprenderes mais acerca da nossa equipa voluntária de tradução que traduziu este artigo, consulta a página de Tradução.