AO3 News

Post Header

Published:
2019-04-03 19:13:47 -0400
Original:
Your Support Helps the OTW Preserve Fanworks
Tags:

Campanha de abril da Organização para Obras Transformativas, 4 a 8 de abril de 2019

A principal missão da OTW (Organização para Obras Transformativas) é preservar e divulgar obras de fãs e histórias de fandoms todos os tipos. Nesse momento em que outras plataformas estão escondendo e criando restrições diversas ao conteúdo gerado por quem as usa, isso se torna ainda mais importante. Nós a mantemos essa missão viva através dos esforços de nossa equipe voluntária e com o apoio das generosas doações de vocês.

Como a OTW trabalha para preservar obras de fãs e histórias do fandom? Aqui vão alguns exemplos:

Nosso projeto Open Doors (Portas Abertas) dedica-se à preservação de conteúdo de fãs em risco. Através do Projeto de Resgate de Arquivos Online, arquivos digitais são importados e seu conteúdo é hospedado no Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo). Em 2018, o Portas Abertas completou a importação de 11 arquivos. Para obras de fãs em formatos não digitais, existe o Projeto de Preservação da Cultura de Fãs, um trabalho conjunto da OTW com o departamento de Coleções Especiais da Universidade de Iowa, que preserva fanzines, fanart e outros documentos físicos.

A Fanlore é uma wiki sobre fandom dedicada a documentar todos os aspectos da história do fandom. Todo o seu conteúdo é criado por fãs ao redor do mundo. Documentar algo na Fanlore — sejam comunidades, discussões, obras de fãs individuais, ou qualquer outro aspecto da cultura de fãs — garante que essa lembrança será preservada, mesmo que os registros originais se percam.

O projeto de Legal Advocacy (Ativismo Jurídico) ajuda a proteger as obras de fãs da exploração comercial. Nossa equipe Jurídica ajuda a conseguir dispensas de Fair Use (uso razoável) para obras de fãs, ameaçadas por leis de copyright, permitindo que fãs criem e compartilhem conteúdo sem se que ele se torne simplesmente um produto comercial ou que ele seja removido por corporações. A equipe envia pareceres e cartas para governos em várias partes do mundo durante o período de debates acerca de novas leis, sempre em defesa de obras de fãs e quem as cria. Também criam materiais educativos a respeito de mudanças em normas relevantes para comunidade, como o post do ano passado explicando como as mudanças nos Termos de Serviço do Tumblr afetariam obras de fãs.

Sem o seu apoio, nada disso é possível. Como o nosso orçamento demonstra, nossos projetos precisam de fundos para diversas coisas, como servidores, softwares e custos jurídicos. Por favor, faça sua doação hoje para nos ajudar a continuar com nosso trabalho.


A OTW é uma organização sem fins lucrativos responsável por vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Portas Abertas, TWC e Ativismo Jurídico. Somos uma organização administrada por fãs, mantida por doações e com uma equipe inteiramente voluntária. Para mais informações sobre nós, visite o site da OTW. Saiba mais sobre a nossa equipe de Tradução, que traduziu esse post, na página do comitê de Tradução.