AO3 News

Post Header

Published:
2018-12-14 12:25:13 -0500
Original:
Helpful Information for New Users
Tags:

Se és um dos muitos utilizadores que está a mudar-se para o Archive of Our Own - AO3 (O Nosso Próprio Arquivo) e vens de outros espaços de fandom onde a língua inglesa é pouco utilizada, gostaríamos de te dar as boas-vindas - estamos muito contentes por te ter aqui! O AO3 tem algumas funcionalidades que podem funcionar de maneira diferente do habitual, por isso gostaríamos de dedicar algum tempo a ensinar algumas funções básicas.

Criar uma conta e apresentares-te

Toda a gente é bem-vinda no AO3! Não é preciso contactar o Suporte e dar o teu historial de fandom quando querer criar uma conta. Se não tens uma conta e gostarias de criar uma, consulta Como criar uma conta? Assim que iniciares sessão, tens acesso a todo o conteúdo do site.

Se gostarias de te apresentar, podes adicionar essa informação à tua biografia na tua página de Profile (Perfil) assim que iniciares sessão. Consulta a questão Como posso editar o meu perfil? nas nossas Perguntas Frequentes no caso de precisares de ajuda! Toma nota que qualquer informação que adicionares ao teu perfil fica visível para qualquer pessoa, tenham ou não sessão iniciada.

Adicionar as tuas obras

Se gostarias de mover as tuas obras de outros fóruns ou blogs para o AO3, podes copiar e colar a tua obra manualmente, ou podes usar a nossa ferramenta de Importação. Infelizmente, a importação de muitos sites irá trazer consigo muito código desnecessário.

Fizemos um teste de importação do Lofter - um site popular entre fãs que falam chinês - e colocamos as instruções detalhadas em baixo, incluindo como remover o código extra. Estas instruções podem também funcionar com outros blogs.

  1. Com sessão iniciada, seleciona "Import Work" (Importar Obras) do menu "Post" (Publicar) no topo da página.
  2. Coloca a(s) URL(s) da(s) obra(s) que colocaste como obras separadas, ou como capítulos de uma só obra. O padrão é importá-las como obras separadas.
  3. Em "Preferences" (Preferências), não seleciones "Post without previewing" (Publicar sem pré-visualização), porque vais precisar de modificar o rascunho. Podes escolher "Lock all imports to registered users only" (Mostrar todas as obras importadas apenas aos utilizadores registados) se preferires que apenas os utilizadores do AO3 acedam à(s) tua(s) obra(s).
  4. Seleciona Rating (Classificação), Archive Warnings (Avisos do Arquivo), e Fandom(s) (Fandom(s)) que sejam aplicáveis. Toma nota que estas opções irão ser aplicadas a todas as URLs que importares. Podes editar estas opções depois, se for necessário.
  5. Preenche quaisquer outras opções de tag - podes selecionar o ícone azul do ponto de interrogação para obteres uma explicação (em inglês) de cada um destes campos. Podes também consultar as Perguntas Frequentes (disponíveis abaixo) para uma explicação traduzida.
  6. Se quiseres, coloca as Author's Notes (Notas de Autor).
  7. Seleciona "Import"(Importar).
  8. Edita o rascunho da obra.
  9. Apaga todas as linhas de texto e código antes da primeira palavra e depois da última palavra no corpo da tua obra.
  10. Modifica quaisquer outras formatações que queiras. Podes selecionar o botão "Rich Text" (Rich Text) para teres uma ideia de como a obra irá ser apresentada no ecrã.
  11. Para guardar as alterações, podes:
    • Selecionar "Preview" (Pré-visualizar) para verificar se estás satisfeito com a obra e depois selecionar "Post" (Publicar) para a publicar, ou
    • Selecionar "Post without Preview" (Publicar sem pré-visualizar) para publicar imediatamente a obra.
    • Para guardar como rascunho, podes selecionar "Save Without Posting" (Guardar Sem Publicar). Toma nota que o rascunho é apagado automaticamente 30 dias após a criação do mesmo.

As nossas Perguntas Frequentes Tutorial: Publicar uma obra no AO3 e Tutorial: Importar Obras Em Texto (em inglês), bem como FAQ sobre Publicar e Editar Obras podem ajudar com questões que possas ter acerca dos processos de publicação ou importação.

Colocar tags nas tuas obras

No AO3, as obras de fãs são agrupadas por fandom (ou seja, o título da fonte canon da qualquer a obra de fã é proveniente), não por personagem ou relação. Podes ver alguns exemplos de fandom na nossa página de fandoms. A tag Fandom é obrigatória para cada obra, enquanto as relações e personagens são tags opcionais. Infelizmente, colocar a tag do teu ship no campo da Fandom torna a tua obra muito difícil de encontrar para os outros utilizadores, pois o site não consegue redirecionar essas obras para outras que tenham o mesmo ship.

Para utilizares o nosso sistema de tags da melhor maneira possível, e para possibilitar que outros utilizadores encontrem a tua obra, aqui estão algumas sugestões:

    Coloca o nome da fonte canónica no campo Fandom. Pode ser uma série de televisão ou de livros, de manga ou anime, jogo de computador, etc.
    • Se estás a escrever sobre uma pessoa real, chamamos isso de Ficção com Pessoas Reais (ou RPF) e utilizamos diferentes tags de fandom para representar essas obras. Por exemplo, podes colocar uma tag com o nome da equipa de desporto, nome da banda ou, se estás a escrever sobre um ator, provavelmente irás encontrar RPF na tag da fandom, como Wicked (RPF).
    • Se a tua obra é sobre duas fandoms, ou uma crossover, coloca as duas fandoms como tags separadas.
  • Apesar das tags Relationship (Relação) e Character (Personagem) não serem obrigatórias, os utilizadores normalmente procuram por elas e, portanto, é uma boa ideia completar estes campos. Podes colocar uma tag na tua própria língua e iremos juntar as tuas obras com outras que seja sobre a mesma relação ou personagem.
    • Tags sobre Relações canónicas (ou 'oficiais') são organizadas alfabeticamente pelos sobrenomes das personagens, de acordo com o alfabeto latino. O campo Relações não indica quem é top ou bottom, ou quem é dom ou sub.
      Para indicares quem é top/bottom ou dom/sub, podes utilizar o campo das Additional Tags (Tags Adicionais)! Neste campo, usa tags separadas para cada personagem e usa os seus nomes completos. Por exemplo, "Top Todoroki Shouto" e "Bottom Midoriya Izuku".

Esconder as tuas obras dos motores de pesquisa

Quando publicar ou importas uma obra, podes escolher bloquear a obra de modo a que apenas aqueles que têm sessão iniciada numa conta AO3 possam encontrá-la. Consulta Como posso controlar quem acede às minhas obras? para saberes como fazer isto para obras novas ou já existentes.

Se estás a importar obras, podes selecionar a caixa de diálogo abaixo das Preferências ao lado de "Lock all imports to registered users only" (Mostrar todas as obras importadas apenas aos utilizadores registados), abaixo de onde colas a(s) URL(s) da(s) obra(s) que estás a importar.

Caixa de diálogo para Mostrar todas as obras importadas apenas aos utilizadores registados

Coisas que não podes publicar

De momento, os nosso Termos de Serviço estão apenas disponíveis em inglês, o que torna difícil a consulta aos utilizadores que não falam inglês, de modo a poderem saber o que é ou não permitido no site. Para te ajudar, aqui está uma lista não-exaustiva de conteúdo que não é permitido no AO3:

  • Publicações de "teste", a não ser que estejam na fandom "Testing".
  • Publicação de apresentação ou publicações ao estilo de blog. Por favor, publica a tua apresentação no teu Perfil, como explicado anteriormente.
  • Divulgação de produtos. Não podes solicitar dinheiro a ninguém, seja nas tuas obras, no teu perfil, ou em comentários tanto nas tuas obras, como nas obras de outras pessoas. Não importa se estás a pedir donativos, a vender comissões ou doujinshi, ou a promover uma obra publicada da qual sejas fã. Este site é estritamente de uso não-comercial.
  • Obras que ataquem diretamente outras pessoas fãs devido a ships que elas gostem. Estás à vontade para publicar obras sobre qualquer ship que gostes, e para evitar obras sobre ships que não gostes. No entanto, publicar obras que ataquem pessoas que shippam algo que não gostas pode ser considerado assédio.

Publicar este tipo de obras pode levar a penalização da tua conta.

Onde posso encontrar mais informação?

As nossas Perguntas Frequentes do AO3, e anúncios importantes são um bom local para encontrar uma grande variedade de informação.

Se não tens a certeza sobre que conteúdo é permitido, contacta a equipa de Políticas & Abuso. Se tens questões sobre o site que não estão esclarecidas nos outros documentos, contacta a equipa de Suporte. Ambas as equipas ficam felizes em responder a quaisquer questões que possas ter.

Todos estes recursos estão disponíveis em várias línguas!

Para aceder às Perguntas Frequentes ou publicações de Notícias noutras línguas, vai até ao menu principal (abaixo do nome do site) e seleciona "About" (Sobre Nós) e depois "Perguntas Frequentes" ou "Notícias."

Navegar até à página de Perguntas Frequentes

Para mudar a língua, seleciona o menu, seleciona a língua que preferes, e depois seleciona o botão "Go" (Ir).

Modificar a língua


A OTW é a organização-mãe sem fins lucrativos de vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Open Doors, TWC e Assistência Legal da OTW. Somos uma organização dirigida por fãs, gerida por pessoas voluntárias e apoiada inteiramente por donativos. Podes ficar a saber mais acerca de nós no website da OTW. Para aprenderes mais acerca da nossa equipa voluntária de tradução que traduziu este artigo, consulta a página de Tradução.