AO3 News

Post Header

Published:
2018-12-14 12:25:06 -0500
Original:
Helpful Information for New Users
Tags:

Se você está migrando para o Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo) vindo de partes do fandom onde o inglês não é muito usado, nós gostaríamos de te dar as boas vindas—estamos muito felizes de ter você aqui! O AO3 tem algumas ferramentas e funções que talvez não funcionem da forma que você tem costume, então gostaríamos de tirar um momento para explicar alguns pontos básicos.

Criando uma conta e apresentando-se

Todo mundo é bem vindos no AO3! Você não precisa entrar em contato com o Suporte para provar que é parte do fandom quando criar uma conta. Se você ainda não tem uma conta, mas gostaria de ter, acesse Como criar uma conta? Depois de fazer seu login, você terá acesso a todo o conteúdo do site.

Caso queira se apresentar, você pode adicionar informações a sua biografia pessoal na sua página Profile (Perfil) após fazer login. Acesse Como edito meu perfil? na nossa FAQ para saber como! Mas atenção, toda informação que você disponibilizar no seu perfil estará visível para todas as pessoas, independente de terem ou não conta no AO3.

Adicionando suas obras

Se você deseja transferir suas obras de outros fórums ou blogs para o AO3, você pode copiar e colar manualmente ou utilizar a ferramenta de importação. Infelizmente, ao importar de outros sites, você também trará códigos desnecessários junto com a obra.

Nós testamos a ferramenta de importação usando o site Lofter—popular entre fãs que falam chinês—e detalhamos as instruções abaixo, incluindo como remover os códigos em excesso. Essas instruções podem servir também para outros sites e blogs.

  1. Após fazer login, selecione "Import Work" (Importar Obra) do menu "Post"(Publicar) no topo da página.
  2. Insira o(s) URL(s) da(s) obra(s) que deseja importar no primeiro campo a ser preenchido.
  3. Você não precisará alterar o código customizável.
  4. Em "Import as" (Importar Como) você pode escolher se vai importar as URLs que inseriu como obras distintas ou como capítulos de uma única obra. O padrão é importá-las como obras separadas.
  5. Em "Preferences" (Preferências), não selecione "Post without previewing" (Publicar sem Pré-Visualizar), pois você precisará editar o rascunho. Você pode selecionar "Lock all imports to registered users only" (Limitar todas as obras importadas a usuárixs registradxs) se preferir que apenas pessoas com contas no AO3 possam acessar sua obra.
  6. Selecione Rating (Classificação), Archive Warnings (Advertências do Arquivo), e Fandom(s) que se aplicam. Observe que essas seleções serão válidas para todas as URLs que você está importando. Você poderá editá-las depois, caso necessário.
  7. Preencha as outras tags com as informações que desejar—você pode selecionar o ícone do ponto de interrogação azul para ver uma explicação (em inglês) sobre cada um desses campos. Você também pode acessar as FAQs (apresentadas abaixo) para uma explicação traduzida.
  8. Insira quaisquer Author's Notes (Notas de Autorx) que quiser incluir.
  9. Selecione "Import" (Importar).
  10. Edite o rascunho da obra.
  11. Apague todas as linhas de texto e código antes da primeira e depois da última palavra do corpo da sua obra.
  12. Faça outros ajustes de formatação que desejar. Você pode selecionar o botão "Rich Text" para ter uma noção melhor da aparência que a sua obra terá.
  13. Para salvar suas alterações você pode:
    • Selecionar "Preview" (Pré-Visualizar) para ver se está feliz com a obra e então "Post" para publicar, ou
    • Selecione "Post without Preview" (Publicar sem Pré-Visualizar) para publicar imediatamente.
    • Para manter como um rascunho, você pode selecionar "Save Without Posting" (Salvar Sem Publicar). Observe que o rascunho é automaticamente apagado após 30 dias de sua criação.

Nosso Tutorial: Publicando uma obra no AO3 e Tutorial: Importando obras de texto (em inglês), além da FAQ de Publicação e Edição de Obras também podem te ajudar com outras dúvidas que você possa ter a respeito do processo de publicação e importação.

Adicionando tags a suas obras

No AO3, obras de fãs são agrupadas por fandom (ou seja, o título do canon no qual a obra de fã se inspira), não por personagem ou casal. Você pode ver alguns exemplos disso na nossa página Lista de fandom. Fandom é uma tag obrigatória em todas as obras, enquanto relacionamentos e personagens são opcionais. Infelizmente, se você inserir a tag do seu ship no campo de Fandom irá tornar a sua obra muito difícil de ser encontrada, pois o site não conseguirá agrupar sua obra com outras do mesmo ship.

Para usar nosso sistema de tags da melhor forma possível e permitir que outras pessoas encontrem sua obras, temos algumas dicas:

  • Coloque o nome canônico do material que inspirou a obra no campo de Fandom. Isso pode ser um programa de TV, livro ou série de livros, mangá ou anime, jogos de computador, etc.
    • Se você está escrevendo sobre uma pessoa real, nós chamamos isso de Real Person Fiction (ou RPF) e usamos tags de fandom diferentes para representar essas obras. Por exemplo, você pode marcar com o nome do time esportivo, banda, ou, se estiver escrevendo sobre um ator, você encontrará uma variação RPF do nome do Fandom, como Wicked (RPF).
    • Se sua obra pertencer a dois fandoms ou for um crossover, insira os nomes dos dois fandoms como tags distintas.
  • Embora as tags Relationship (Relacionamentos) e Character (Personagem) não sejam obrigatórias, usuárixs geralmente as usam nas buscas, então é uma boa ideia preencher esses campos. Você pode utilizar as tags na seu próprio idioma e nós iremos conectar sua obra a outras com o mesmo relacionamento ou personagem.
    • As tags canônicas (ou "oficiais") de relacionamentos são organizadas em ordem alfabética usando o sobrenome da personagem, de acordo com o alfabeto latino. Essa tag não indica quem é ativo ou passivo, dominante ou submisso.
      Para indicar que é ativo/passivo ou dominante/submisso, você pode usar o campo Additional Tags (Tags Adicionais)! Nesse campo use tags separadas para cada personagem e use seus nomes completos. Por exemplo "Todoroki Shouto Ativo" e "Midoriya Izuku Passivo".

Ocultando suas obras de mecanismos de busca

Quando você publica ou importa uma obra, você pode optar por limitar o acesso de forma que apenas as pessoas que estejam logadas no AO3 possam encontrá-la. Acesse Como eu controlo quem tem acesso a minhas obras? para aprender como fazer isso para obras novas ou já existentes.

Se você estiver importando as obras, você pode selecionar a caixa localizada embaixo de "Preferences" ao lado de "Lock all imports to registered users only" (Limitar todas as obras importadas apenas para usuárixs registradxs), logo abaixo de onde você cola a(s) URL(s) da(s) obra(s) que estiver importando.

Caixa de seleção para limitar suas obras apenas para usuárixs registradxs

O que você não pode publicar

No momento, nosso Termo de Serviço só está disponível em inglês, o que dificulta, para usuárixs que não falam a língua, saber o que não é permitido no site. Então, para te ajudar um pouco, segue uma lista não exaustiva do conteúdo que não é permitido no AO3:

  • Publicações de "Teste", a não ser que sejam colocadas no fandom "Testing".
  • Publicações introdutórias ou no estilo de blog. Por favor, publique sua apresentação no seu perfil, conforme descrito acima.
  • Promoção comercial. Você não pode pedir dinheiro a ninguém, nem no seu perfil, nem nas sua obras, ou em comentários feitos na sua própria obra ou nas de outras pessoas. Não importa se você está pedindo doações, vendendo obras por comissões ou doujinshi, ou promovendo uma obra da qual seja fã. Este site é estritamente não comercial.
  • Obras que ataquem diretamente outrxs fãs por conta dos ships que gostam. Você pode publicar obras sobre qualquer ship que queira e tem a liberdade para evitar os ships que não gosta. Entretanto, publicar obras que sejam ataques a pessoas que apoiem um ship que te desagrada pode ser classificado como assédio.

Publicar obras desse tipo pode implicar na aplicação de penalidades à sua conta.

Onde posso conseguir mais informações?

Nossa FAQ do AO3, e anúncios importantes são bons lugares para encontrar uma ampla variedade de informações.

Se você tiver dúvidas sobre o conteúdo permitido, entre em contato com o comitê de Diretrizes e Abuso. Se você tiver dúvidas sobre como utilizar o site que ainda não foram respondidas em nossos outros documentos, entre em contato com o Suporte. As duas equipes ficaram felizes em responder as suas perguntas.

Todos esses recursos estão disponíveis em diversos idiomas!

Para acessar um FAQ ou Notícias em outro idioma, vá até o menu principal (abaixo do nome do site) e selecione "About" (Sobre) e então "FAQ" ou "News."

Navegando até a página de FAQ

Para alterar o idioma, selecione o menu, role até o idioma de sua preferência e em seguida, selecione o botão "Go" (Ir).

Alterando o idioma


A OTW é uma organização sem fins lucrativos responsável por vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Portas Abertas, TWC e Ativismo Jurídico. Somos uma organização administrada por fãs, mantida por doações e com uma equipe inteiramente voluntária. Para mais informações sobre nós, visite o site da OTW. Saiba mais sobre a nossa equipe de Tradução, que traduziu esse post, na página do comitê de Tradução.