AO3 News

Post Header

Published:
2018-11-10 12:00:48 -0500
Original:
October 2018 Newsletter, Volume 129
Tags:

newsletter da OTW

I. Campanha de Angariação de Membros da OTW (Organização para Obras Transformativas)

Graças a ti, a campanha de angariação de membros deste mês foi um enorme sucesso que quebrou recordes! Depois de tudo estar contabilizado, as doações recebidas totalizaram 203.557,29$US, de 8.203 pessoas. Foram pedidos 479 prémios pelos donativos - incluindo a nova bola de stress de kudos, que foi muito popular.

Kudos a todas as pessoas da OTW que trabalharam arduamente na campanha de angariação de membros, incluindo os comités de Desenvolvimento e Membros, Comunicação, Tradução, Finanças, e muitos outros!
E kudos para ti - todas as pessoas que doaram, partilharam as publicações e celebraram a OTW connosco. Têm o nosso grande agradecimento!

II. No Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo)

O comité de Organização de Tags celebrou um grande marco este mês com a canonização da fandom número 30.000 no AO3! Em honra da ocasião, a equipa de Organização de Tags juntou algumas dicas sobre como usar as tags em teu favor, incluindo como evitar o problema de demasiados Peters.

O Portas Abertas está de volta com dois anúncios de importação de arquivos este mês. P/K All the Way, um arquivo de obras de fã de Star Trek: Voyager, e Elusive Lover, um arquivo de obras de fã de Star Wars, estão ambos a chegar ao AO3.

O comité de Políticas e Abuso continuou a receber milhares de pedidos spam este mês, para além de cerca de 700 pedidos legítimos. Respondemos a cada denúncia (que não seja spam), mas está a demorar mais que o habitual nesta altura.

Por fim, o comité de Suporte recebeu mais de 700 pedidos este mês, e a equipa de Organização de Tags lidou com cerca de 210.000 tags em setembro. (Os números de outubro estarão na newsletter do próximo mês.)

III. Legal Advocacy (Advocacia Legal)

Podes lembrar-te do trabalho contínuo de advocacia para alargar e clarificar isenções às provisões anti-circunvenção do Digital Millenium Copyright Act dos EUA por parte da equipa Legal da OTW. As isenções do DMCA permitem explicitamente certos tipos de desencriptação (tal como rip de DVDs ou Blu-Rays, ou a desencriptação de ficheiros digitais) para certos tipos de utilização livre de direitos de autor. Ao longo dos anos, por exemplo, a equipa Legal da OTW conseguiu com sucesso uma isenção para vidders não comerciais poderem fazer rip de DVDs e Blu-Rays, e desencriptar ficheiros digitais, de forma a poderem usar pequenas partes nos seus vídeos.

Ao longo do último ano, temos trabalhado para clarificar e alargar isenções para permitir desencriptação para outros tipos de utilizações por fãs. E em outubro, o Gabinete de Direitos de Autor emitiu os seus regulamentos sobre a ronda mais recente de petições que a equipa Legal da OTW e os nossos aliados submeteram ao gabinete. Não conseguimos tudo o que queríamos, mas temos algumas boas notícias:

  • As isenções foram alargadas para além de filmes documentários e vidding não comercial para incluir usos de pequenas partes para paródia, crítica e comentário.
  • As isenções foram alargadas para e-books multimédia de não-ficção, para permitir (por exemplo) que pessoas autoras possam desencriptar DVD, Blu-ray, e fontes online para incluir pequenas porções dos mesmos na publicação académica da OTW, Transformative Works and Cultures – TWC (Obras e Culturas Transformativas).

Viva por este passo na direção certa, e vamos continuar a lutar por leis amigas de fãs!

Também em outubro, a equipa Legal da OTW submeteu uma carta amicus curiae no caso TVEyes vs. Fox. Na carta, pedimos ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos para reafirmar um princípio que o Supremo Tribunal articulou pela primeira vez há anos atrás: se quem detém os direitos de autor nunca autorizaria um uso em particular da sua obra - como paródia, crítica ou transformação que não aprova - então alguém que use a obra para esse propósito não prejudica nenhum mercado para a obra que quem detém os direitos de autor poderia aproveitar. Vamos continuar a fornecer informação se mais alguma coisa acontecer neste caso.

IV. ADMINISTRAÇÃO

Os membros da Direção recém-eleitos Lex de Leon e Natalia Gruber começaram os seus mandatos este mês, ao mesmo tempo que Matty Bowers e Atiya Hakeem terminaram os seus. O nosso agradecimento aos membros da Direção cessantes, e as boas-vindas aos novos membros.

O comité de Finanças publicou uma versão atualizada do orçamento de 2018 da OTW este mês e organizou uma conversa pública para responder a questões. Agradecemos a toda a gente que se juntou a nós na conversa - foi ótimo estar com vocês!

O comité de Finanças também publicou este mês a auditoria das demonstrações financeiras de 2017 da OTW. Podem ser encontradas na página de Relatórios e Documentos Administrativos do website da OTW.

V. Tudo sobre o nosso pessoal

A 26 de outubro, a OTW tem 701 pessoas voluntárias. \o/ Movimentos recentes de pessoal estão listados abaixo.

Novos Membros da Direção: Claire P. Baker (assumindo o cargo de presidente)
Novos Membros de Comités: Frost The Fox (Voluntariado e Recrutamento), Linde (Voluntariado e Recrutamento), likegallows (Eleições), Emma Lloyd (Eleições), Daniela Maria António (Eleições), 4 outros membros de Eleições e 2 membros de Políticas e Abuso
Novas Pessoas Voluntárias de Organização de Tags: WinterKnight, Crimsonochrome, Emily Finbow, Yuki, Emma L.

Membros da Direção Cessantes: Matty Bowers, Atiya Hakeem, Priscilla Del Cima (saindo do cargo de presidente mas continuando na Direção)
Líderes de Comité Cessantes: SunnyB (Tradução), Trey C (Tradução)
Membros de Comité Cessantes: ltfoxyee (Documentação do AO3) e 1 outro membro de Documentação do AO3, Moth (Políticas e Abuso), 1 membro de Comunicação, 1 membro de Desenvolvimento e Membros, 2 membros de Eleições, 1 membro de Planeamento Estratégico, 1 membro de Suporte e 1 membro de Sistemas
Pessoas Voluntárias de Organização de Tags Cessantes: Eve Forbes, Natalia Gruber e mais 3
Pessoas Voluntárias de Tradução Cessantes: 1 pessoa voluntária de Tradução

Para mais informação acerca do propósito de cada um dos nossos comités, por favor consulta a lista de comités no nosso website.


A OTW é a organização-mãe sem fins lucrativos de vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Open Doors, TWC e Assistência Legal da OTW. Somos uma organização dirigida por fãs, gerida por pessoas voluntárias e apoiada inteiramente por donativos. Podes ficar a saber mais acerca de nós no website da OTW. Para aprenderes mais acerca da nossa equipa voluntária de tradução que traduziu este artigo, consulta a página de Tradução.