AO3 News

Post Header

Published:
2018-11-10 12:00:42 -0500
Original:
October 2018 Newsletter, Volume 129
Tags:

Newsletter da OTW

I. Campanha da OTW (Organização para Obras Transformativas)

Graças a você, a campanha de outubro foi um estrondoso sucesso! Após fecharmos as contas, o total recebido em doações totalizou US$203.557,29, doados por 8203 pessoas. Houveram 479 pedidos de brindes, incluindo a nova e popular bola anti-estresse do AO3.

Kudos para todo mundo na OTW que trabalhou com afinco nesta campanha, incluindo os comitês de Desenvolvimento e Membros, Comunicação, Tradução, Financeiro, e muitos outros!

E kudos para vocês--todo mundo que doou, divulgou e celebrou a OTW com a gente. Agradecemos imensamente o seu apoio!

II. No Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo)

O comitê de Organização de Tags celebrou um grande marco com a canonização do 30.000º fandom no AO3! Para homenagear esta ocasião, o comitê publicou algumas dicas sobre como utilizar tags de maneira vantajosa para você, incluindo como evitar o problema dos muitos Peters.

O comitê Portas Abertas está de volta e anunciou a importação de dois arquivos este mês. P/K All the Way, um arquivo de obras de Star Trek: Voyager, e Elusive Lover, um arquivo de obras de Star Wars, estão vindo para o AO3.

O comitê de Diretrizes e Abuso continuou a receber milhares de solicitações de spam, além de aproximadamente 700 solicitações legítimas. Por favor, tenha paciência enquanto espera por uma resposta à sua denúncia. Nós respondemos a todas as solicitações (que não são spam), mas a espera está um pouco mais longa que o normal neste momento.

Por fim, o comitê de Suporte recebeu mais de 700 solicitações este mês, e o comitê de Organização de Tags processou cerca de 210.000 tags em setembro (a contagem de outubro estará na newsletter do mês que vem.)

III. Legal Advocacy (Ativismo Jurídico)

Talvez você se lembre do trabalho contínuo do comitê Jurídico da OTW para expandir e clarificar as dispensas às providências anti-circunvenção do Digital Millennium Copyright Act (DMCA). As dispensas sob o DMCA permitem expressamente alguns tipos de desencriptação (como ripagem de DVDs ou Blu-Rays, ou desencriptação de arquivos digitais) para determinados tipos de uso razoável (fair use) de material protegido por copyright. Ao longo dos anos, a equipe Jurídica da OTW tem assegurado com sucesso uma dispensa para que quem cria fan videos possa ripar DVDs e Blu-Rays, e desencriptar arquivos digitais para utilizar pequenas partes em seus vídeos.

No último ano, trabalhamos para clarificar e expandir as despensas de forma a permitir desencriptação para outras formas de uso de fãs. Em outubro, o Gabinete de Copyright emitiu sua decisão a respeito da maioria das petições mais recentes feitas pela equipe Jurídica da OTW e seus aliados. Não conquistamos tudo que havíamos pedido, mas temos algumas notícias boas para dar:

  • As dispensas foram expandidas para além de filmes documentários e vídeos não-comerciais para incluir também o uso de pequenos trechos em paródias, críticas e comentários.
  • As dispensas relativas a e-books multimídia de não-ficção foram expandidas para permitir, por exemplo, que autorxs desencriptem DVDs, Blu-rays e outras fontes online para incluir pequenas partes deles na publicação acadêmica da OTW, Transformative Works and Cultures – TWC (Obras e Culturas Transformativas).

Estamos felizes por este passo na direção certa, e continuaremos a lutar por leis que beneficiem fãs!

Ainda em outubro, a equipe Jurídica da OTW enviou um memorial de amicus curiae no caso TVEyes v. Fox. Em suma, pedimos ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos que re-afirmasse um princípio que foi primeiramente articulado pelo tribunal anos atrás: se a pessoa que detém o copyright jamais autorizaria um determinado uso de sua obras—tal qual paródias, críticas ou transformações das quais desaprova—então alguém que utilize a obra para estes fins não estará prejudicando a comercialização da obra em nenhuma maneira que poderia ser explorada por quem detém o copyright. Manteremos você a par de qualquer novidades neste caso.

IV. Assuntos internos

Nossos recém eleitos membros do Conselho Lex de Leon e Natalia Gruber começaram seus mandatos este mês, e os mandatos de Matty Bowers e Atiya Hakeem chegaram ao fim. Agradecemos aos membros que estão deixando o Conselho, e damos as boas vindas aos que chegam agora!

O comitê Financeiro publicou este mês uma atualização do Orçamento de 2018 da OTW e respondeu perguntas sobre ele em um chat aberto ao público. Agradecemos a todas as pessoas que compareceram, foi ótimo conversar com vocês!

O comitê também publicou as demonstrações financeiras auditadas de 2017 da OTW. Você pode acessá-las na página de Relatórios e Documentos Societários no site da OTW.

V. Mudanças na equipe OTW

A equipe da OTW contava com 701 pessoas no dia 26 de outubro. \o/ Mudanças recentes de pessoal estão listadas abaixo.

Novos membros do Conselho de Administração: Claire P. Baker (assumiu a presidência do Conselho)
Tornaram-se membros de comitê: Frost The Fox (Voluntárixs e Recrutamento), Linde (Voluntárixs e Recrutamento), likegallows (Eleições), Emma Lloyd (Eleições), Daniela Maria António (Eleições), mais 4 membros do comitê de Eleições e 2 membros do comitê de Diretrizes e Abuso
Entraram para a equipe de Organização de Tags: WinterKnight, Crimsonochrome, Emily Finbow, Yuki, Emma L.

Deixaram o Conselho de Administração: Matty Bowers, Atiya Hakeem, Priscilla Del Cima (deixou a presidência mas permanece no Conselho)
Deixaram a presidência de comitês: SunnyB (Tradução), Trey C (Tradução)
Deixaram comitês: ltfoxyee (Documentação para o AO3) e mais 1 membro de comitê de Documentação para o AO3, Moth (Diretrizes e Abuse), 1 membro do comitê de Comunicação, 1 membro do comitê de Desenvolvimento e Membros, 2 membros do comitê de Eleições, 1 membro do comitê de Planejamento Estratégico, 1 membro do comitê de Suporte, e 1 membro do comitê de Sistemas
Deixaram a equipe de Organização de Tags: Eve Forbes, Natalia Gruber e 3 outras pessoas
Deixaram a equipe de Tradução: 1 pessoa

Para mais informações sobre a função de nossos comitês, por favor acesse a lista de comitês em nosso site.


A OTW é uma organização sem fins lucrativos responsável por vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Portas Abertas, TWC e Ativismo Jurídico. Somos uma organização administrada por fãs, mantida por doações e com uma equipe inteiramente voluntária. Para mais informações sobre nós, visite o site da OTW. Saiba mais sobre a nossa equipe de Tradução, que traduziu esse post, na página do comitê de Tradução.