AO3 News

Post Header

Published:
2017-06-26 16:33:12 -0400
Original:
AO3 Celebrates 25,000 Fandoms!
Tags:

O AO3 tem agora 25.000 fandoms

As Pessoas Organizadoras de Tags têm o prazer de anunciar que atingimos o marco de 25.000 fandoms no Archive of Our Own – AO3 (Organização para Obras Transformativas)! Isto pouco depois de termos celebrado 3 milhões de obras de fãs em abril e 1 milhão de pessoas utilizadoras em outubro passado.

As pessoas utilizadoras do AO3 sempre foram incrivelmente criativas. Ao longo dos anos, atingimos vários marcos de fandom:

  • 5.000 fandoms por volta do Dia de Ano Novo, 2010
  • 10.000 fandoms em setembro, 2012
  • 15.000 fandoms em abril, 2014
  • 20.000 fandoms em dezembro, 2015

Há alguma fandom rara que adores que tenhas descoberto no AO3?

Partilhando 25.000 Fandoms com 1 Milhão de Pessoas

Com tantas novas fandoms, obras de fãs e pessoas utilizadoras a juntarem-se a nós diariamente, agora é uma boa altura para explicar o que este crescimento pode significar para pessoas utilizadoras e Pessoas Organizadoras de Tags.

As tags no AO3 são partilhadas. Se usares exatamente a mesma tag que outra pessoa tenha usado, as vossas obras serão incluídas nos mesmos filtros. As Pessoas Organizadoras de Tags não podem separar obras que usem exatamente a mesma tag. Apenas podemos organizar tags, não obras.

Se descobrires que a tua obra está a aparecer num filtro (tag) diferente do que o que tu querias, podes editar a tag na tua obra para clarificar. Por exemplo, Penny Parker é uma personagem no programa televisivo MacGyver. “Penny Parker” é também um nome de fã comum para a versão feminina de Peter Parker, melhor conhecido como Homem Aranha. Se usares a tag “Penny Parker” na tua obra, esta vai acabar nos filtros da personagem de MacGyver, mesmo que estivesses a pensar na versão feminina de Peter. Para evitar isto, podes alterar a tua tag para “Penny Parker (girl!Peter)” ou algo semelhante. Isso permitiria que as Pessoas Organizadoras de Tags a adicionassem ao filtro da tag de Peter Parker.

(Obviamente, as Pessoas Organizadoras de Tags não podem juntar a tag simples “Penny Parker” diretamente à de Peter. Se o fizéssemos, todas as obras “Penny Parker” de MacGyver apareceriam nos filtros de Peter Parker e “Penny” não teria o seu próprio filtro. Isto causaria problemas para fãs de ambas as personagens!)

Se encontrares uma tag nova, é capaz de ser útil veres o seu filtro antes de a usares. Podes ficar a saber que a tag tem um significado diferente numa fandom diferente.

Como Fazer Com Que as Tags Funcionem Para Ti

No mês de abril deste ano, as Pessoas Organizadoras de Tags organizaram coletivamente aproximadamente 497.000 tags. Em maio, organizámos bem mais de meio milhão! As Pessoas Organizadoras de Tags trabalham arduamente para interligar as tuas tags; tu podes facilitar o nosso trabalho usando as tags com clareza.

Aqui estão algumas ideias que podes experimentar para fazer com que as tuas obras ou favoritos apareçam nos filtros que tu queres. (Por favor não comentes em obras a pedir a outras pessoas utilizadoras para fazer isto - isto é apenas para as tuas obras e favoritos!)

  • O preenchimento automático é teu amigo: Se uma tag de fandom já existe no preenchimento automático da tua fandom, tenta incluir essa tag. As tags que as Pessoas Organizadoras de Tags veem são baseadas em fandoms filtráveis listadas na obra, pelo que usar uma tag de fandom do preenchimento automático acelera o tempo necessário para organizar a tua tag e fazê-la aparecer corretamente.
  • Criar uma nova fandom: Se ainda não há uma tag de fandom para a tua obra, tenta incluir na tag o formato, a pessoa criadora ou o ano em que o cânone foi publicado pela primeira vez. Isto acelera o processo de criação de uma nova tag de fandom, já que teremos mais informação para quando pesquisarmos qual o cânone a que te referes! Para livros, é especialmente importante incluir o nome da pessoa autora; para filmes, o ano. Para outras fandoms, normalmente o formato é suficiente, a não ser que o título seja muito genérico. Por exemplo, se vais publicar para a série televisiva “Merlí”, tenta adicionar “TV” depois do título, assim: Merlí (TV).
  • Ajuda fãs de RPF (Ficção com Pessoas Reais): Tenta evitar misturar RPF de atores e fandoms de ficção de séries televisivas ou filmes nas tuas tags. Se estás a publicar RPF de atores, por favor usa as tags de fandom RPF. Se uma tag de fandom RPF ainda não existe para esse programa televisivo ou filme, cria uma adicionando “RPF” ao final da tag existente do nome do programa televisivo ou filme. Por exemplo: The Hunger Games (Movies) RPF. Por favor tenta evitar usar tags de fandom RPF de atores se estás a trabalhar com personagens ficcionais. Isto vai ajudar fãs de RPF a encontrar facilmente as obras que procuram e reduzir o esforço das Pessoas Organizadoras de Tags para encontrar o lugar certo para as tuas tags.
  • Para onde vão obras originais? Se estás a publicar uma obra original inspirada por obras de fãs, no teu próprio universo com as tuas próprias personagens, por favor tenta usar a tag “Original Work” (Obra Original). (Fãs Furry podem usar esta tag ou a tag "Furry - Fandom".) Por favor tem o cuidado de não ter um link direto para o paypal, patreon ou sites comerciais, pois o AO3 é um site não-comercial. (Para mais informação, por favor consulta os Termos de Serviço.)
  • Torna as personagens únicas: Tenta usar nomes completos para as personagens. Se uma personagem só tem um nome, põe o nome da fandom à frente dele. Por exemplo: Undyne (Undertale). Isto é especialmente importante para evitar ambiguidades e assegura que será mais fácil encontrar a tua obra. Podes pensar que as hipóteses de haver uma personagem chamada Undyne noutra fandom não são altas, mas isto acontece frequentemente.
  • Separa as tuas ships / e & / é para relações românticas e/ou sexuais. & é apenas para relações platónicas - relações que não são nem sexuais, nem românticas. (Pre- e Post-Relationship (Pré- e Pós-Relação também são /.) & foi criado para fãs Gen que preferem a categoria Geral que não querem nada não platónico nas ships que procuram. Podes ajudar tanto fãs desta categoria como shippers ao escolher cuidadosamente a tag que corresponde à tua obra!
  • Adiciona cameos na categoria Additional Tags (Tags Adicionais): Se uma fandom, personagem ou relação aparece apenas como uma referência breve, podes escolher pôr a tag na categoria “Tags Adicionais” (Freeforms (Tags Livres)). Isto vai evitar com que a tua obra seja indexada no filtro da fandom, personagem ou relação, permitindo ainda informar as pessoas utilizadoras do que existe na obra. Por exemplo: Hints of Jin Dong/Wang Kai na categoria "Tags Adicionais" evita o desapontamento de fãs de Jin Dong/Wang Kai causado por uma obra que apenas menciona a relação de forma breve.

Estas sugestões têm o objetivo de ajudar a que a organização das tuas tags seja mais rápida e exata e para que as pessoas utilizadoras tenham uma boa experiência no AO3. Não vais precisar de editar quaisquer tags em obras ou favoritos anteriores, a não ser que não apareçam nos filtros que preferes.

No entanto, estas sugestões não significam que não podes continuar a usar tags de forma criativa para vários tópicos! As Pessoas Organizadoras de Tags adoram tags astutas e às vezes podemos até canonizar estes conceitos. Magneto's Terrible Fashion Sense (O Sentido de Moda Terrível do Magneto) é apenas uma das muitas tags divertidas que nos fazem rir.

Se tiveres quaisquer perguntas ou sugestões acerca da organização de tags, por favor consulta as Perguntas Frequentes (FAQs) de Tags.Se isso não responder à tua questão, a página explica como contactar a Equipa de Organização de Tags diretamente ou podes nos enviar perguntas curtas através da nossa conta twitter, ao3_wranglers.

Por favor não deixes comentários nesta publicação com perguntas ou pedidos acerca de tags específicas. Estes não serão respondidos, pois a Equipa de Organização de Tags não pode verificar facilmente pedidos feitos aqui. Por favor usa as opções listadas acima para nos contactares. Agradecemos!

Este artigo de notícias foi traduzido pela equipa voluntária de tradução da OTW. Para saberes mais sobre o nosso trabalho, visita a página de Tradução em transformativeworks.org.