AO3 News

Post Header

Published:
2017-06-26 16:32:56 -0400
Original:
AO3 Celebrates 25,000 Fandoms!
Tags:

O AO3 agora tem 25.000 fandoms

A equipe de Organização de Tags tem o prazer de anunciar que alcançamos o marco de 25.000 fandoms no Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo)! Isso logo após comemorarmos o marco de 3 milhões de obras de fã em abril e 1 milhão de usuárixs em outubro do ano passado.

Usuárixs do AO3 sempre tiveram muita criatividade. Ao longo dos anos, passamos por diversos marcos:

  • 5.000 fandoms por volta do ano novo, em 2010
  • 10.000 fandoms em setembro de 2012
  • 15.000 fandoms em abril de 2014
  • 20.000 fandoms em dezembro de 2015

Há algum fandom raro que você ama e que descobriu no AO3?

Compartilhando 25.000 fandoms com um milhão de pessoas

Com tantos fandoms, obras de fãs e usuárixs novxs se juntando a nós diariamente, agora é um bom momento para explicar o que esse crescimento pode significar para usuárixs e a equipe de Organização de Tags.

Tags no AO3 são compartilhadas. Se você usar exatamente a mesma tag que outra pessoa usou, suas obras serão incluídas nos mesmos filtros de busca. Organizadorxs de tags não podem separar obras que utilizam as mesmas tags. Podemos apenas organizar tags, não obras.

Se você descobrir que sua obra está aparecendo sob um filtro (tag) diferente do que você pretendia, você pode editar a tag em sua obra para que ela fique mais clara. Por exemplo, Penny Parker é uma personagem da série de TV MacGyver. “Penny Parker” também é um nome comum dado por fãs à versão feminina de Peter Parker, mais conhecido como Homem-Aranha. Se você adicionar a tag “Penny Parker” à sua obra, ela acabará nos mesmos filtros de pesquisa que a personagem da série MacGyver, mesmo se você estiver pensando na versão feminina de Peter. Para evitar isso, você poderia alterar sua tag para “Penny Parker (girl!Peter)” ou algo parecido. Essa mudança permitiria que organizadorxs de tags colocassem essa tag junto dos filtros de Peter Parker.

(Obviamente, organizadorxs de tags não podem simplesmente juntar a tag “Penny Parker” diretamente à de Peter. Se fizéssemos isso, todas as obras com a personagem “Penny Parker” de MacGyver apareceriam nos filtros de pesquisa por "Peter Parker" e ela não teria o seu próprio filtro, causando problemas para os fãs de ambas as personagens!)

Se uma tag que você for usar for nova para você, pode ser útil dar uma olhada nos filtros do AO3 antes de utilizá-la numa obra. Você pode descobrir que ela possui um significado diferente em algum outro fandom.

Como fazer com que as tags te ajudem

No mês de abril deste ano, organizadorxs de tags arrumaram juntxs cerca de 497 mil tags. Em maio, foram mais de meio milhão! A equipe trabalha duro para conectar suas tags: você pode facilitar nosso trabalho sendo mais clarx sobre o que quer dizer com cada tag.

Aqui estão algumas ideias que você pode tentar por em prática para que suas próprias obras ou favoritos apareçam nos filtros que você deseja. (Por favor, não comente em obras de outras pessoas para que tomem essas medidas - isto é apenas para suas próprias obras/favoritos!)

  • O preenchimento automático está aí para te ajudar: Se uma tag de fandom já aparece na opção de preenchimento automático para o seu fandom, tente usar esta tag. As suas tags aparecem para organizadorxs baseadas nos fandoms filtráveis que são atribuídos à sua obra, então quando você escolhe uma tag do preenchimento automático, o processo de organizar sua tag corretamente acontece mais rápido.
  • Criando um novo fandom: Caso ainda não haja uma tag de fandom para sua obra, tente incluir na tag a mídia, criador ou ano em que a obra foi publicada pela primeira vez. Essas informações aceleram o processo de criação de uma nova tag de fandom, pois teremos mais recursos para pesquisar que obra você quis dizer! Para livros, é particularmente importante incluir o nome de quem o criou e, no caso de filmes, o ano. Para outros fandoms, o tipo de mídia é geralmente suficiente, a não ser que o título seja muito genérico. Por exemplo, se estiver publicando uma obra para a série de TV “Merlí”, procure adicionar “TV” após o título, assim: Merlí (TV).
  • Seja legal com fãs de RPF (Ficção com Pessoas Reais): Tente não misturar RPF de artistas com tags de séries de TV e filmes. Caso esteja publicando RPF de artistas, por favor utilize as tags do fandom RPF em questão. Se uma tag RPF ainda não existir para aquela série ou filme, crie uma adicionando “RPF” ao final da tag existente para a série ou filme. Por exemplo: The Hunger Games (Movies) RPF. Procure também evitar usar as tags de fandom RPF caso esteja trabalhando apenas com personagens fictícios. Essa diferenciação ajudará fãs de RPF a encontrar as obras que desejam e reduzirá o esforço de organizadorxs de tags para encontrar o local certo para suas tags.
  • Onde ficam as obras originais? Se você estiver publicando uma obra de fã passada em seu próprio universo e com seus próprios personagens, tente usar a tag "Original Work" (fãs Furry, vocês podem usar essa tag ou "Furry - Fandom"). Por favor, tenha o cuidado de não fornecer links para o PayPal, Patreon ou sites comerciais, pois o AO3 é um site não comercial (Para maiores informações, consulte os nossos Termos de Serviço).
  • Torne cada personagem única: Tente usar o nome completo das personagens. Se a personagem só tiver um nome, coloque o fandom entre parênteses depois. Por exemplo: Undyne (Undertale). Fazer isso ajuda a evitar possíveis problemas de ambiguidade e permite que sua obra seja achada com mais facilidade. Você pode achar que as chances de haver uma personagem chamada “Undyne” em outro fandom são baixas, mas esse tipo de confusão ocorre com frequência.
  • Separe relacionamentos "/" dos "&": "/" é utilizada para relacionamentos românticos e/ou sexuais. "&" é usado apenas para relacionamentos platônicos, aqueles que não são nem sexuais nem românticos (em casos de pré- e pós-relacionamentos também se utiliza a "/"). "&" foi criado para fãs de fanfics gen (gerais) que não querem nada que não seja platônico nos relacionamentos que estão buscando. Você pode ajudar tanto fãs desse tipo quanto shippers escolhendo a tag que mais se adequa à sua obra!
  • Adicione “cameos” no campo Additional Tags (tags adicionais): Caso um fandom, personagem ou relacionamento seja apenas citado brevemente, você pode optar por colocar a tag na categoria "Additional Tags" (Freeforms) Essa distinção evitará que sua obra seja adicionada ao filtro de fandom, personagem ou relacionamento, mas ainda informará usuárixs sobre o conteúdo da obra. Por exemplo: Hints of Jin Dong/Wang Kai no campo de "Additional Tags" previne que fãs de Jin Dong/Wang Kai fiquem decepcionados com o conteúdo de uma obra que apenas menciona esse relacionamento de passagem.

Essas sugestões são para ajudar a organização mais rápida e precisa de suas tags de forma que usuárxs tenham a melhor experiência possível no AO3. Você não precisa editar nenhuma tag em obras ou favoritos antigos a não ser que não estejam aparecendo nos filtros de busca que você quer.

No entanto, essas sugestões de como adicionar tags não significam que você não pode continuar a usar tags de formas criativas de várias formas! Organizadorxs de tags amam tags inteligentes e as vezes podemos até canonizar algumas ideias.Magneto's Terrible Fashion Sense é apenas uma de várias tags divertidas que nos fazem rir.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre organização de tags, por favor consulte a FAQ de Tags. Se não encontrar a resposta que deseja, a FAQ explica como entrar em contato com o comitê de Organização de Tags de forma direta, ou você pode nos enviar perguntas curtas em nossa conta no Twitter, ao3_wranglers.

Por favor, não deixe comentários neste post com perguntas ou pedidos para tags específicas. Eles não serão respondidos, uma vez que o comitê de Organização de Tags não pode localizar pedidos facilmente por aqui. Utilize as opções listadas acima para entrar em contato conosco. Obrigadx!

Esta notícia foi traduzida pela equipe voluntária de tradução da OTW. Para saber mais sobre o nosso trabalho, visite a página da Tradução no site transformativeworks.org.