AO3 News

Post Header

Published:
2014-10-24 12:16:40 -0400
Original:
Advocacy
Tags:

Muitxs fãs descobriram a OTW (Organização para Obras Transformativas) enquanto exploravam o Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo) ou a Fanlore, mas não são todxs que sabem que a OTW é um grupo que defende os direitos de fãs, ou mesmo o que isso significa.

Para a OTW, isso significa que não nos limitamos a oferecer espaços para proteger e preservar obras de fãs. Mas também juntamos nossas vozes a debates sobre de fandom e obras de fãs. Nós nos manifestamos para ajudar a melhorar políticas e percepções públicas sobre essas obras e sobre a cultura de remix que nos afetam enquanto fãs. O seu apoio ajuda a nos manifestarmos em diferentes formas e em mais lugares sobre questões que afetam o fandom e a todos nós.

A OTW crê que seja especialmente importante defender espaços de fãs em que mulheres prevalecem. O fandom moderno é frequentemente visto como um domínio predominantemente masculino, seja fandoms de esportes, fandoms tradicionais de ficção científica ou fandoms mais novos. Acreditamos no valor de comunidades online formadas com base em obras de fãs em que todx fã — gente que se identifica como mulher, como queer, como membro de uma etnia, ou como marginalizadx de qualquer forma — possa se encontrar.

Para nós, trabalhar em prol desses espaços não consiste em apenas atividades online. É por isso que estamos focando em ter mais divulgação em espaços físicos, como convenções. Em 2014, nós enviamos representantes da OTW para a Comic-Con e a Worldcon. E estamos criando mais recursos para todxs que quiserem representar a OTW ou seus projetos em convenções.

Também reconhecemos que às vezes precisamos ampliar nosso alcance além do fandom: é por isso que recentemente patrocinamos um evento na Dragon Con com a Electronic Frontier Foundation (EFF) pela defesa dos direitos de privacidade online. Também estivemos presentes em outros eventos organizados por simpatizantes ao fandom como o AdaCamp, um campo de treinamento destinado a mulheres em tecnologias e cultura open source. E como sempre, através de nosso trabalho jurídico, lutamos por espaços em que fãs se sintam importantes e no controle e por maiores liberdades criativas sob as leis de copyright vigentes. Essas atividades ajudam nossxs voluntárixs a terem mais confiança em seus talentos e habilidades, e ao mesmo tempo, melhora a capacidade da OTW realizar seus objetivos.

Acreditamos que nossa defesa dos espaços positivos de fãs ajuda a criar mais espaços como estes para nós e para a nossa comunidade. Fazendo uma doação para a OTW, você pode fazer sua parte para que possamos continuar a agir em prol de obras de fãs no futuro.